Fale Conosco

Notícias

5 simpatias para atrair prosperidade e boas energias no Dia de Reis | Comportamento

Hoje, 6 de janeiro, é comemorado o Dia de Reis, que celebra a chegada dos três Reis Magos no local de nascimento de Jesus. Para os cristãos católicos, trata-se de um dia para venerar Melchior, Gaspar e Baltazar; uma tradição do século 8, que os tornou santos.

Mais que isso, porém, é a data que marca o final do ciclo natalino, quando a maioria das pessoas desmonta as decorações e os presépios. Cada país também tem costumes próprios para a celebração – em Portugal, por exemplo, produz-se o bolo de reis, cantam-se os reis de porta em porta e atende-se aos autos dos Reis Magos.

Já na Espanha, as crianças costumam deixar sapatos com capim nas janelas para que os camelos dos Reis Magos se alimentem antes de retomar a viagem. Em troca, eles deixariam doces para os pequenos.

Na França e no Quebec, província francófona do Canadá, também come-se o bolo de reis – que, como a tradição portuguesa, vem com um brinde em uma das fatias. Quem encontrá-lo, deve levar o bolo na próxima celebração.

Uma das tradições do Dia de Reis é fazer o bolo de reis (ou galette des rois, em francês), que tem um brinde em uma das fatias — Foto: Flickr / @skrb / CreativeCommons
Uma das tradições do Dia de Reis é fazer o bolo de reis (ou galette des rois, em francês), que tem um brinde em uma das fatias — Foto: Flickr / @skrb / CreativeCommons

O Brasil, por sua vez, celebra o Dia de Reis com receitas típicas e alguns festivais de música e dança em festas conhecidas como Folia de Reis. Aqui, a data era feriado nacional até 1967, por ser considerado dia santo, mas a legislação sobre o tema mudou e as comemorações católicas não mais pertencem ao calendário de feriados nacionais.

A cidade de Natal (RN), porém, comemora o Dia de Santos Reis e considera 6 de janeiro como feriado municipal.

Segundo Yara Vieira, consultora esotérica do Astrocentro, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os Reis Magos não viajaram juntos para o local onde estava Jesus. Ou seja, cada um deles estava em um lugar específico.

Cada um dos reis magos fez a própria viagem em direção ao local de nascimento de Jesus, e chegaram 12 dias após o Natal, em 6 de janeiro. Na foto, obra "The Visit of the Wise Men", de Heinrich Hofmann — Foto: Wikipedia / Heinrich Hofmann / WikimediaCommons
Cada um dos reis magos fez a própria viagem em direção ao local de nascimento de Jesus, e chegaram 12 dias após o Natal, em 6 de janeiro. Na foto, obra “The Visit of the Wise Men”, de Heinrich Hofmann — Foto: Wikipedia / Heinrich Hofmann / WikimediaCommons

“Baltazar partiu da África levando mirra como presente, usada para representar a humanidade de Jesus. Gaspar partiu da Índia e levava como presente o incenso, representando a fé e a espiritualidade, e Melchior (ou Belchior) partiu da Europa e levava ouro como presente para simbolizar a nobreza dos deuses”, explica.

Ela diz que, assim que a Estrela de Belém surgiu nos céus, cada um deles partiu em sua jornada até o local de nascimento de Jesus, chegando 12 dias após o seu nascimento – ou seja, em 6 de janeiro.

“O Dia de Reis, em sua essência, simboliza a adoração, a generosidade e a busca espiritual. Além disso, representa o momento em que Jesus foi revelado não apenas ao povo judeu, mas também a todas as nações, simbolizando a universalidade da mensagem cristã”, explica Heloísa Von Ah, editora-chefe da We Mystic, portal e e-commerce de produtos esotéricos.

O Dia de Reis é descrito na Bíblia no Evangelho de São Mateus (Mt 2, 1–12). Na foto, obra "Adoração dos Magos", de Bartolomé Esteban Murillo — Foto: Wikipedia / Bartolomé Esteban Murillo / WikimediaCommons
O Dia de Reis é descrito na Bíblia no Evangelho de São Mateus (Mt 2, 1–12). Na foto, obra “Adoração dos Magos”, de Bartolomé Esteban Murillo — Foto: Wikipedia / Bartolomé Esteban Murillo / WikimediaCommons

Devido aos itens levados pelos Reis Magos, segundo conta a Bíblia, alguns países (como Portugal, Espanha e Itália) fazem a troca de presentes entre familiares em 6 de janeiro, ao invés dos dias 24 ou 25 de dezembro, como estamos acostumados no Brasil.

No livro sagrado, o Dia de Reis é descrito no Evangelho de São Mateus (Mt 2, 1–12), dizendo que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de “alguns magos do oriente”.

Até o ano de 474, os restos mortais dos Reis Magos estavam sepultados em Constantinopla (atual Istambul), mas foram transferidos para a catedral de Milão, na Itália. Já em 1164, eles foram movidos para Colônia, na Alemanha, onde permanecem até hoje e foi erguida a catedral dos Reis Magos.

Simpatias para fazer no Dia de Reis

Conforme Heloísa, existem várias tradições e simpatias associadas ao Dia de Reis, que visam atrair prosperidade e boas energias para o ano que se inicia — algumas delas bastante simples! Confira algumas sugestões de Heloísa e Yara abaixo:

1. Para a primeira sugestão, você só precisará estar em casa, com um lápis em mãos e muita fé. Heloísa indica escrever a lápis o nome dos três Reis Magos na porta de entrada da sua casa e, em seguida, fazer a seguinte oração: “Trouxeram luz para Jesus e assim tragam para mim, para minha casa e meus familiares muita energia positiva e muita luz”. Está feito!

2. Outra opção, que você pode fazer em combinação com essa primeira, é a Bênção da Casa. Para ela, você precisará de água benta, incenso ou ervas aromáticas, e uma vela branca comum. “Comece acendendo a vela branca, simbolizando pureza e paz. Em seguida, salpique a água benta pelos cômodos da sua casa ou do seu escritório, fazendo uma pequena oração ou, simplesmente, pedindo para que a harmonia, a prosperidade e a saúde reinem no local”, orienta Heloísa.

Feito isso, incense os ambientes. Isso pode ser feito queimando ervas aromáticas ou incenso, percorrendo cada cômodo e pedindo boas energias. Enquanto realiza essas ações, concentre-se em pensamentos positivos e no que deseja atrair para sua vida no ano novo.

3. Já para essa simpatia, você precisará de nove sementes de romã e saquinho ou papel branco. Enquanto você tira as sementes da romã, faça seus pedidos de paz, saúde e amor para os três Reis Magos. “Em seguida, guarde três dessas sementes no saquinho ou embrulhe no papel, pois elas devem ficar na sua carteira”, diz Yara. Então, coma três das sementes e jogue as outras três por cima do seu ombro, fazendo o pedido que desejar.

4. Para fazer essa simpatia da prosperidade, você necessitará de seis sementes de romã e uma nota de valor baixo (um ou dois reais). “Exatamente em 6 de janeiro, coma seis sementes de romã e separe os caroços. Enquanto faz isso, repita as palavras: ‘Assim como Jesus foi presenteado pelos Reis Magos, eu também receberei ajuda em tudo o que precisar. Amém!'”, diz a consultora esotérica.

Então, embrulhe três sementes na nota e coloque em sua bolsa ou carteira. Coloque as outras três em uma gaveta de roupas. Mantenha as sementes na gaveta e em sua carteira até o próximo Dia de Reis, então jogue-as fora e use o dinheiro normalmente.

5. Por fim, outra simpatia muito conhecida é a do bolo de reis, já mencionado acima. Segundo Heloísa, trata-se de um bolo em forma de coroa presente na tradição portuguesa. “Durante o preparo, esconda uma fava ou um bonequinho na massa. Aquele que encontrar a ‘surpresa’ em meio à fatia, será agraciado com prosperidade e boa sorte ao longo de todo o ano”, diz.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *