Notícias
Argentina x Colômbia: a histórica catimba de Dibu Martínez contra dupla ex-Palmeiras
Neste domingo (14), Argentina e Colômbia se enfrentam na grande final da Copa América, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
Será o reencontro entre as equipes depois da famosa definição por pênaltis na semifinal da edição 2021 do torneio sul-americano, disputada no Brasil.
Na ocasião, a vaga na decisão foi para as penalidades após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, no Mané Garrincha, em Brasília.
Foi então que brilhou a estrela do goleiro Emiliano “Dibu” Martínez, misturando sua habilidade de tapa penales com uma “catimba” para lá de histórica.
Na ocasião, os estádios estavam sem público, devido à pandemia de COVID-19, o que permitiu ouvir todas as provocações do arqueiro aos batedores.
Os mais “atacados” por Martínez foram o zagueiro Yerry Mina e o atacante Miguel Borja, ambos ex-Palmeiras e que ainda jogam pela seleção cafetera.
“Dibu” começou a “catimbar” forte a partir da 2ª cobrança colombiana, defendendo a batida do defensor Davinson Sánchez.
Em seguida, o goleiro argentino usou palavrões e ofensas para “entrar na mente” de Mina, espalmando também a cobrança do zagueiro.
A próxima “vítima” foi Borja, com Martínez aumentando ainda mais seu tom, o que fez o árbitro Jesús Valenzuela finalmente intervir.
“Martínez, com essas palavras, não! Com essas palavras, não! Deixe disso”, pediu o venezuelano, pouco antes do atacante chutar o pênalti.
Dos “catimbados”, apenas Borja acabou acertando seu chute. A resposta veio na mesma medida, com o centroavante dançando na frente de “Dibu”, em uma cena hilária.
A Argentina acabou vencendo a disputa, já que De Paul e Lautaro Martínez acertaram, enquanto o goleiro pegou mais um chute, desta vez de Cardona.
Ao contrário do que vinha fazendo antes, porém, “Dibu” não festejou ao encerrar a série de pênaltis com a última defesa, preferindo ficar em silêncio enquanto aguardava a decisão do VAR para saber se havia mantido um dos pés sobre a linha antes da defesa.
Assim que o árbitro confirmou o triunfo da Albiceleste, porém, Martínez foi abraçado por todos os seus companheiros, fechando a noite como o grande (anti) herói da partida.
Relembre o que Martínez disse nos pênaltis:
Davinson Sánchez (defendeu): “Vou te engolir! Desculpe, mas vou te engolir, irmão!”
Yerry Mina (defendeu): “Não vai festejar na minha cara, né? Estou vendo que você está nervoso, hein? Está rindo, mas está nervoso! Está nervoso! [Se dirige ao árbitro] Ei, dê uma olhada na bola, ela está um pouquinho para frente (da marca do pênalti)… Está adiantada a bola! [Volta a se dirigir a Mina] Isso, siga se fazendo de tonto. Eu te conheço. Olha só como eu defendo seu chute. Vou te engolir, irmão! Vou te engolir, irmão!”
Borja (sofreu gol): “Você é uma m***, você é uma m***. F***-se! Você gosta de falar, né? No intervalo falando um monte… Olhe na minha cara! Você estava falando um monte no intervalo! Está cag***? Vamos lá, c***! Estava falando um monte no intervalo. Você gosta de ficar esperando (para bater), né? Gosta de ficar esperando, c***? Estava falando um monte no intervalo! [Árbitro pede para Martínez parar de falar] Aonde você vai bater, irmão? Eu te conheço, hein? Você gosta de olhar na minha cara, né? Olhe aqui! Olhe aqui na minha cara!”
Agora, a Colômbia terá a chance de ter sua revanche, especialmente porque Borja, Mina e Davinson Sánchez seguem defendendo a seleção.
Martínez também segue como grande destaque da Argentina, tendo sido importantíssimo na decisão por pênaltis contra o Equador, nas quartas de final.