Fale Conosco

Notícias

Avaí se destaca na formação de profissionais no futebol — Avaí F.C.

O Avaí Futebol Clube tem sido referência não apenas na criação de atletas, mas também na formação de profissionais fora das quatro linhas. A categoria Sub-20 do Leão tem sido uma fábrica de grandes treinadores, com os três últimos comandantes recebendo convites para compor a comissão técnica de times da elite do futebol brasileiro.

Raphael Laruccia, que assumiu o comando técnico da categoria Sub-17 do Corinthians e logo após subiu para comandar o Sub-20, recentemente esteve à frente da equipe profissional do clube paulista por três rodadas no Brasileirão Série A, neste ano. Sua passagem pelo Sub-20 do Avaí foi marcada por um bom trabalho tático e pela valorização da formação dos jovens atletas. Sob sua liderança, a equipe conquistou o vice-campeonato Catarinense 2023.

Logo após, foi a vez de Moisés Moura, que assumiu a Raça da Base em março deste ano e em seguida recebeu a proposta para integrar a comissão técnica de Fernando Seabra na equipe do Cruzeiro. Conhecido por comandar o Porto Vitória e o Guarani, Moisés iniciou a carreira de treinador nas categorias de base do Braga, de Portugal. O ex-zagueiro atuou em clubes como Flamengo, Boavista e o próprio Cruzeiro. No Avaí, com sua abordagem disciplinada e o desenvolvimento técnico dos jogadores, conseguiu transformar e reformular a equipe Sub-20 do Avaí para o início do Campeonato Catarinense de 2024.

Recentemente, Roberto Ribas, que estava à frente da categoria da Raça da Base desde abril, foi anunciado como um dos auxiliares do novo treinador do Internacional, Roger Machado. Em sua passagem, pôde agregar uma visão moderna ao Sub-20 do clube.

O Avaí tem estruturado o trabalho das categorias de base de forma muito profissional e organizada nesses últimos anos, atraindo bons profissionais do mercado. Isso chama a atenção dos grandes clubes do Brasil, que veem no Avaí uma oportunidade de buscar bons profissionais que trabalham em uma metodologia de formação e de dia a dia de alto nível. É o que afirma o Head de Formação do clube, Roberto Braga. “Um dos principais fatores é o reconhecimento dos profissionais do mercado em relação ao trabalho que vem sendo realizado no Avaí. Então, os profissionais de bom nível veem no Avaí uma possibilidade de crescimento, desenvolvimento e evolução das suas práticas profissionais. Também sabem que o clube, pela sua história, pelo seu nome e pelo trabalho que faz, projeta para o mercado, sendo monitorado e acompanhado de perto por grandes clubes do país. Esse é o grande motivo para que isso esteja acontecendo, principalmente neste ano”.

Este ambiente colaborativo e de constante evolução profissional cria condições ideais para que os técnicos se aprimorem e estejam prontos para desafios maiores. Assim, a trajetória dos ex-técnicos da Raça da Base exemplifica os resultados do investimento na formação de base, gerando profissionais capacitados não apenas dentro de campo, mas também fora dele, fazendo a diferença no futebol nacional. “Não é uma coincidência, é fruto de um trabalho que o Avaí vem fazendo para contar com profissionais de altíssimo nível nas suas categorias de base”, afirma Roberto Braga.

A ascensão dos treinadores da categoria Sub-20 do Leão da Ilha para clubes da Série A do Brasileirão é um indicativo claro da qualidade do trabalho desenvolvido no clube catarinense. Este movimento reflete uma tendência crescente no futebol brasileiro: a valorização dos profissionais formados nas categorias de base e a busca por novas ideias e métodos de treinamento. Ao exportar treinadores, o Avaí contribui para o enriquecimento do cenário técnico do futebol brasileiro, trazendo novas perspectivas e abordagens que podem influenciar positivamente o esporte no país.

Além disso, a equipe principal do clube conta com diversos membros do corpo técnico que também começaram a trabalhar nas divisões de formação, evidenciando a filosofia do Leão da Ilha de promover talentos internos em todos os níveis.

Foto: Leandro Boeira/ Avaí F.C.
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *