Notícias
Calor no Rio bate recorde do ano com temperatura de 42,5°C neste domingo
Com a nova onda de calor, o Rio bateu um recorde: registrou neste domingo 42,5°C, a maior temperatura de 2023. O registro foi às 13h50 na estação de Irajá. Até então, a maior temperatura havia sido de 41,8°C, no dia 17 de fevereiro. E a mínima registrada também teve elevação em relação a esse sábado, foi de 23,2°C às 01h50min na estação Alto da Boa Vista.
- Videográfico: veja como o corpo humano reage ao forte calor
- Confira: Em meio ao calor, poderá faltar água no Rio; Cedae fará manutenção no Guandu
A informação é do Alerta Rio, que revelou ainda uma curiosidade. Há exatos dez anos, o Rio também registrava a maior temperatura do ano. Já a maior sensação térmica deste domingo foi 50,5°C às 13h55, na Estação Irajá. Bem abaixo dos 58,3°C registrado em 17 de fevereiro.
A menor umidade relativa deste domingo foi 24,3%, 13h35, também em Irajá. Segundo o Alerta Rio, quando há registro de 30% a 20%, o sistema entra em estado de atenção. Entre 20% e 12%, é alerta; e menos de 12%, urgência.
De acordo com o órgão, o domingo foi influenciado pela atuação de um sistema de alta pressão. O céu esteve claro a parcialmente nublado e não houve registro de chuva na cidade do Rio de Janeiro. Os ventos ficaram fracos a moderados e as temperaturas apresentaram elevação em relação ao dia anterior.
Piscininha de plástico, sombra e torneirinha de chopp: na praia, vale tudo para fugir do dia mais quente do ano no Rio
O sol a pino do dia mais quente do ano no Rio atraiu uma multidão às praias neste domingo. Pelas areias do Leme, na Zona Sul, os banhistas mostraram soluções para aliviar o calor, que vão além do banho de chuveirinho para evitar o mar agitado.
A cozinheira Suely Farias, conhecida como Tia Su, de 63 anos, mora na comunidade do Chapéu Mangueira, também no Leme. No grupo com o qual foi à praia, além dos adultos, entre vizinhas e parentes, levou também suas duas netas, Maysa, de 7 anos, e Giulia, de 11, para aproveitar o dia. O artifício para que as crianças se refresquem em segurança são duas piscininhas de plástico.
– O mar não está legal, então trazemos a piscina, para ficar perto das crianças e até para a gente se refrescar – conta Suely, que começou os preparativos logo cedo. – Reúno as amigas, cada uma traz uma quantidade legal de cerveja, coloca tudo no cooler geladinho. Até o gelo a gente faz em casa para economizar.
Próximo à mureta do Leme, as sombras dos coqueiros eram disputadas para se proteger do sol. Embaixo de uma delas, sobre a canga, a publicitária Yasmin Accioly, de 23 anos, e sua mãe, a engenheira Creuza Esposito, de 56, moradoras de Bonsucesso, na Zona Norte, relaxavam durante o passeio.
– Resolvemos pegar um fresquinho. Não trouxemos parafernália nenhuma, como cadeira e lanche, então a sombrinha é a salvação – observou Creuza.
Já o mecânico de refrigeração Vagner de Souza, de 34 anos, mora em Belford Roxo, na Baixada Fluminense e, após o seu expediente, decidiu ir com a esposa, Débora Gonçalves, e as filhas, Maitê e Maria Eduarda, aproveitar o fim da tarde na praia. Com previsão de ir embora só à noite, ele levou um cooler adaptado para virar uma chopeira.
— Eu que fiz – disse orgulhoso, mostrando que instalou uma torneira no cooler. Dentro do recipiente, uma mangueira conecta o dispositivo ao barril de chopp.
Ao longo da tarde a Zona Sul estava tomada de banhistas até o calçadão. Houve brigas isoladas e foi preciso a intervenção da PM. No Leme, repórteres do GLOBO viram três resgates do mar em uma hora.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 16h30 deste domingo, foram computados 415 resgates no estado do Rio. Para evitar o afogamento, a corporação calcula 18 mil ações preventivas realizadas neste domingo, como a orientação de guarda-vidas aos banhistas, na areia, ou entrada em ônibus de turismo. As bandeiras que indicam o risco e os apitos também fazem parte das ações.
Veja a previsão, segundo o Alerta Rio, para os próximos dias:
- Domingo: céu nublado a parcialmente nublado. Sem chuva. Máxima de 41 graus e mínima de 20 graus.
- Segunda-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas a partir do fim da tarde. Máxima de 39 graus e mínima de 21 graus.
- Terça-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite. Máxima de 34 graus e mínima de 19 graus.
- Quarta-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Máxima de 38 graus e mínima de 20 graus.