Fale Conosco

Notícias

Coral do Guri de Piracicaba canta no Teatro Losso Neto; regência de Vanessa Zambão

Coral do Guri de Piracicaba

O Coral do Guri de Piracicaba (foto) canta nos dias 1º e 08 de junho, às 10h, no Hall do Teatro Nosso Neto, em Piracicaba/SP. Todas as apresentações são gratuitas. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Vanessa Zambão, o repertório inclui obras de grandes compositores brasileiros, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Tim Maia, além de canções internacionais como Hallellujah, Stand By Me, Pié Jesu, entre outras. O Coral do Guri de Piracicaba tem patrocínio Ouro Supermercados Tauste, parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, além de apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse.

Vanessa Rodrigues Zambão, regente do grupo, está à frente do Coro do Guri de Piracicaba desde 2006, com o qual desenvolve o trabalho cênico associado ao canto, buscando explorar, além da técnica vocal, a expressão corporal, a sensibilidade e a criatividade artística. Recebeu Homenagem e Reconhecimento de Mérito em comemoração ao Dia da Música em 2013, pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. Desenvolve pesquisa à cerca da importância do Coro Cênico, preocupando-se com a potencialidade do corpo, voz e movimento, pela exploração do canto atrelado à interpretação e à expressividade. Dedica-se ainda a construção de materiais e práticas pedagógicos voltados às especificidades da escola regular, como instrumento de aprendizagem e de aquisição, juntos a demais disciplinas.

Coral do Guri de Piracicaba

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. Criado em 2014, o Coral do Guri de Piracicaba explora propostas cênicas, com elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados, destaca-se o videoclipe da música ‘Amor e Ijexá’, com Zeca Baleiro (2016). Em 2017, o conjunto realizou o concerto Sol, Lá, Cidade, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba; participou do musical Duetos, Canções e Momentos e integrou o workshop de improvisação vocal com a cantora norte-americana Audrey Shakir. Em 2018, pelo projeto de cultura ‘Sons da Terra’ cantou no auditório do MASP (SP); e ainda produziu o espetáculo ‘Era dos Festivais’, montagem cênico-musical que retratou o período dos Festivais de MPB. Em 2019, o grupo recebeu a regente e educadora Patrícia Costa. Em 2020 e 2021, realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Luiz Tatit. Em 2022, sob regência de Maíra Ferreira, se apresentou ao lado de Juliana Ripke.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
ORQUESTRA POPULAR DO GURI DE PIRACICABA
Vanessa Zambão, regência

PROGRAMA
TOM JOBIM e VINÍCIUS DE MORAES
Eu sei que vou te amar [arr. Patrícia Costa]

TOM JOBIM / CHICO BUARQUE
Falando de amor [arr. Zeca Rodrigues]

TIM MAIA
Azul da cor do mar [arr. Bontzye Schmidt Sandoval]

JERRY LEIBER / MIKE STOLLER / BEN KING
Stand by me [arr. Audrey Snyder]

NANDO REIS / MARISA MONTE
Aonde você mora [arr. Eduardo Lakschevitz]

HELEN CHADWICK
Amar

VITOR GABRIEL
Cantiga de Amores

TARGINO GONDIM / MANUCA / RAIMUNDINHO DO ACORDEON
Esperando na Janela [arr. Filipe de Matos Rocha]

JOHN LEAVITT
Kyrie

MARY LYNN LIGHFOOT
Pié Jesu

ROGER EMERSON
Shoshone love song

LEONARD COHEN
Hallellujah [arr. Roger Emerson] 

Data: 01 de junho de 2024, sábado, às 10h
Local: Hall do Teatro Losso Neto
Endereço: Av. Independência, 277, Alto – Piracicaba/SP  

Data: 08 de junho de 2024, sábado, às 10h
Local: Hall do Teatro Losso Neto
Endereço: Av. Independência, 277, Alto – Piracicaba/SP 

Todos os concertos são gratuitos.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil; Ouro: Supermercados Tauste; Arteris; Cipatex; Tintas Maza; Novelis; Prata: BASF; Grupo Colorado; Valgroup; Sicoob; CART SP; Instituto Center Norte; Capuani; Indústrias Colombo; Usina Santa Maria; Grupo Maringá; Bronze: Adufértil,  MRS, Agibank, Frisokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda; ACIF Franca; e Apoio Cultural: Tegma, Cocamar, Usina Ipiranga, Mercedes-Benz, Castelo Alimentos e Pirelli, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

 

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *