Hoje é feriado de 25 de julho em Venâncio e várias cidades da região, um dia de homenagens à duas classes. É o Dia do Colono e do Motorista. Especialmente na região dos Vales, nas cidades onde predomina a colonização alemã, comemora-se a chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil em julho de 1824 e que em 2024 vai ter o bicentenário. O Dia do Motorista no 25 de julho, dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, igualmente é comemorado em muitas partes do Brasil. Aqui na nossa região, as duas datas são comemoradas juntas.
Venâncio teve no sábado e domingo a festa dos motoristas, com baile no Leituras no sábado, desfile motorizado com benção de São Cristóvão no domingo e festejos no Centro de Eventos São Sebastião Mártir.
No próximo fim de semana, acontece a 44ª Festa Municipal do Colono, na Associação Leituras e Canto Jovialidade, em Linha Andreas, com programação no sábado e domingo.
Abraço de reconhecimento à todos os colonos e motoristas nesta data.
Notinhas
- Governador Eduardo Leite (PSDB) esteve na sexta, 21, em Mato Leitão, para inaugurar o asfalto entre a sede e o distrito de Vila Santo Antônio, onde também inaugurou melhorias na pista atlética. Leite chegou de helicóptero no campo da pista atlética em Santo Antônio. Depois foi de carro com o prefeito Carlos Bohn (PSDB), conhecer a cidade e ver as obras do novo Centro Administrativo, que que está sendo construído. De Mato Leitão, Leite seguiu de carro para Encantado, onde participou de encontro do PSDB à noite.
- O economista Márcio Pochmann, venâncio-airense radicado há muitos anos em São Paulo é cotado para ser indicado por Lula para presidir o IBGE. Professor da Unicamp, ele presidiu o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012, nos governos Lula e Dilma, foi presidente da Fundação Perseu Abramo, do PT, de 2012 à 2020, do Instituto Lula entre 2020 e 2923, e foi candidato a prefeito pelo PT em Campinas em 2012 e 2016 e a deputado federal em 2018, sem se eleger. Mas no governo existe resistência ao nome de Márcio, considerado um ‘terraplanista econômico’ na equipe do Planejamento, comandada por Simone Tebet (MDB).
- O ‘Pacote da Democracia’ que Lula apresenta inclui pena de até 40 anos de prisão para quem ameaçar o presidente da República, o vice-presidente, os presidentes do Senado e da Câmara Federal, ministros do Supremo Tribunal Federal e o procurador-geral da República. Vão ficar acima de todos os outros brasileiros, quando a democracia estabelece igualdade entre todos. É o AI5 da esquerda, diz o senador Ciro Nogueira (PP-PI), da direita, que considera que está sendo implantada, passo a passo, uma ditadura de esquerda no país.
Do Twitter
- Estadão: Governo Lula empregou pelo menos 109 candidatos derrotados nas eleições de 2022
- Veja: Ministros do STF querem endurecer penas para crime após ataque a Moraes
- O Globo: Projeto de Lula prevê até 40 anos de prisão para ameaça à vida de ministros do STF, presidente e chefes de Senado e Câmara
- CNN: Mutirão carcerário pode conceder progressão de pena e beneficiar cerca de 100 mil presos no país
- Folha S. Paulo: Janja atua como ‹algoritmo› de Lula, despacha sem cargo e gera incômodos em aliados
- Revista Oeste: Valdemar Costa Neto diz que TSE persegue Bolsonaro e a direita
- Gazeta do Povo: Oposição quer derrubar efeitos do decreto desarmamentista de Lula
- UOL: Bolsonaro critica reforma tributária e a associa ao comunismo
- Paulo Guedes: Nossa dívida interna foi a quase 90%, deixamos o governo com ela em 78,5% do PIB. Nenhum país conseguiu fazer isso. Fizemos em 15 meses (com pandemia, guerra e crise econômica global) o que nossos críticos incompetentes demoraram 15 anos a fazer, com superávit e ambiente favorável.