Fale Conosco

Notícias

Draper surpreende Alcaraz e vai às quartas em Queen’s

Londres (Reino Unido) – Embalado pelo título em Stuttgart na semana passada, o britânico Jack Draper conseguiu mais um grande resultado na grama europeia e derrotou nesta quinta-feira o número 2 do mundo e atual campeão do ATP 500 de Queen’s, o espanhol Carlos Alcaraz, aplicando as parciais de 7/6 (7-3) e 6/3 em 1h39 de partida.

Esta foi a primeira vitória de Draper contra Alcaraz em três jogos disputados no circuito. Anteriormente, o espanhol havia levado a melhor nas quadras duras da Basileia em 2022 e Indian Wells em 2023. O jogador nascido em Sutton, na Inglaterra, se torna ainda o primeiro britânico a bater um top 2 na grama desde que Andy Murray derrotou o então número 1 do mundo Novak Djokovic na decisão de Wimbledon em 2013.

Considerado uma das jovens promessas do tênis mundial, Draper sofreu com uma série de lesões nas últimas temporadas e não correspondeu às expectativas de se firmar como um dos grandes nomes do circuito, assim como seus contemporâneos Jannik Sinner, Holger Rune e o próprio Alcaraz. Aos 22 anos, ele conquistou seu primeiro título de ATP há quatro dias e ocupa nesta semana o melhor ranking da carreira, no 31º lugar. No entanto, ele afirmou em entrevistas recentes que ainda sonha em ser o número 1 do mundo.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Logo após a partida, Jack Draper fez questão de enaltecer o adversário e valorizou a maior vitória de sua carreira até aqui. “Foi um jogo muito difícil. Carlos é o atual campeão aqui, também venceu Wimbledon no ano passado e é um grande talento. Ele é tão incrível para o esporte. Então eu tive que sair e jogar muito bem. Felizmente, eu consegui isso hoje”, comentou ainda em quadra.

Garantido nas quartas de final em Londres, o anfitrião terá pela frente o norte-americano Tommy Paul, quinto principal inscrito do torneio, que derrotou o chileno Alejandro Tabilo por 6/3 e 6/4. Draper leva vantagem de 3 a 1 no confronto direto, com duas vitórias em Adelaide, em 2023 e 2024, e outra em Acapulco na atual temporada. Por sua vez, Paul triunfou na segunda rodada do Australian Open também neste ano. Todos os duelos foram disputados sobre piso sintético.

Alcaraz cairá para terceiro no ranking

Já Carlos Alcaraz não consegue defender o título do ano passado em Queen’s, e com isso perderá a segunda posição do ranking para Novak Djokovic, que segue fora de combate enquanto se recupera de uma artroscopia no joelho direito. Caso o sérvio realmente não reúna condições de jogar em Wimbledon, Carlitos precisará alcançar no mínimo a final no All England Club para recuperar a vice-liderança, já que foi campeão em 2023.

Draper faz jogo seguro com o saque para vencer

Como pede o jogo na grama, Jack Draper construiu sua vitória baseado na solidez de seu próprio saque. Ao longo da partida, o britânico perdeu apenas sete dos 39 pontos que disputou com o primeiro serviço e salvou o único break-point que teve contra, já na reta final da partida quando tinha 4/2 de vantagem no segundo set.

Na primeira parcial, tanto ele quanto Alcaraz não tiveram problemas para confirmarem seus serviços e o jogo seguiu para o tiebreak. Draper então foi perfeito, não perdeu um único ponto com o saque e ainda conquistou dois mini breaks para pular na frente no placar.

O jogo seguia bastante equilibrado até o sexto game do segundo set, quando o anfitrião teve a primeira chance de quebra da partida e converteu, abrindo uma importante vantagem. Depois de salvar um break-point no game seguinte ele ainda teve três match-points no saque de Alcaraz, mas desperdiçou todos. Porém, eles não fizeram falta, já que o britânico conseguiu fechar a partida logo depois.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *