Fale Conosco

Notícias

É verdade que homem ficou cego por causa do Eclipse em São Paulo? Olhei para o eclipse e agora? Veja respostas


ECLIPSE SOLAR

Na tarde do sábado (14), os brasileiros ficaram maravilhados com eclipse; Se você olhou para o fenômeno por muito tempo, fique atento a alerta



X

Na tarde do último sábado (14), os brasileiros foram presenteados com um lindo e raro fenômeno natural: um eclipse lunar que foi visto de várias cidades. Olhar para o sol por pouquíssimos segundos não traz problemas, mas se você ficou olhando para ele por muito tempo, atenção:

Segundo os oftalmologistas, olhar para o eclipse por muito tempo pode causar danos sérios à visão, inclusive, em casos mais graves, levar à cegueira. 

QUAL O PROBLEMA DE OLHAR PARA O ECLIPSE?

“O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Porém, olhar diretamente sem se proteger pode queimar as células da retina e provocar graves lesões, até mesmo a cegueira”, alerta o oftalmologista César Motta, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em entrevista ao UOL.

Antes de pânico, vale reforçar que os alertas eram para que as pessoas não olhassem para o eclipse por muito tempo. Em geral, é improvável um dano para quem olhou para o fenômeno por pouquíssimos segundos.

Já se a pessoa ficou olhando o eclipse por bastante tempo, é importante procurar um oftalmologista para um acompanhamento.

“No entanto, os danos oculares, como a retinopatia solar, podem não se manifestar imediatamente. Os efeitos em longo prazo podem levar de algumas horas a alguns dias para se tornarem aparentes e, em alguns casos, os sintomas podem demorar mais para se desenvolver”, disse o médico Caio Regatieri, também ao UOL.

É FAKE que homem tenha ficado cego por causa do eclipse de ontem!

Mensagens compartilhadas em redes sociais afirmam que um homem teria ficado cego por olhar o eclipse em São Paulo.

No entanto, não há informações oficiais sobre esse caso, indicando que se trata de mais uma fake news. Não compartilhe notícias sem checar a veracidade do conteúdo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *