Fale Conosco

Notícias

entenda as acusações de plágio que levaram ao cancelamento de campanha com Juliette e Duda Beat

Juliette e Duda Bea foram acusadas de plagiar o rapper Emicida após lançarem a música “Magia amarela”, na noite da última terça-feira (17). O novo trabalho, porém, faz parte de uma campanha publicitária de uma marca de alimentos e, segundo o empresário, produtor e músico Evandro Fióti, irmão de Emicida, traz semelhanças com a música e projeto visual de “AmarElo”, do rapper paulista. Evandro disse que a obra realiza “apropriação e plágio” desse projeto e mostra a “falta de ética nesse mercado (musical)”. Fióti afirma que levará o caso para a Justiça.

  • Bauducco: empresa cancela campanha ‘Magia amarela’ protagonizada por Juliette e Duda Beat após acusações de plágio
  • Emicida x Juliette e Duda Beat: entenda acusação de plágio em ‘Magia Amarela’

Parte dos seguidores de Fióti vem concordando com as semelhanças apontadas entre “Magia amarela”, de Juliette e Duda Beat, e “AmarElo”, de Emicida. Além da sugestão entre a relação das palavras “amar” e “elo”, algo destacado nas letras das obras, os trabalhos chamam atenção pela identidade visual parecida, com referência a vitrais. Uma fonte similar também é utilizada nos títulos.

Em live no Instagram, Fióti desabafou: “Reflitam sobre isso de verdade. Tem banda de artistas brancos, que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e em um ano já ganhou o Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar o Grammy. E o trabalho com o qual a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, afirmou Fióti, por meio da transmissão ao vivo em suas redes sociais. “Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade de botar fogo em tudo? É isso o que eles esperam da gente, mas não vou usar essa arma”, acrescentou ele.

Lado a lado: as capas de divulgação de 'Magia amarela, de Duda Beat e Juliete, e 'AmarElo', de Emicida — Foto: Divulgação
Lado a lado: as capas de divulgação de ‘Magia amarela, de Duda Beat e Juliete, e ‘AmarElo’, de Emicida — Foto: Divulgação

Na mesma live, o irmão de Emicida disse que a marca os procurou para uma parceria, mas que as reuniões não avançaram, já que não houve um acordo entre ambos os lados.

“Magia amarela”, a rigor, é uma letra encomendada pela marca de alimentos Bauducco. A composição de Daniel Ferrara, Giana Atalhaus e Guga Meyra — prevista como parte da campanha publicitária para a divulgação da nova identidade visual da marca — foi apresentada, pela primeira vez, num evento institucional da empresa, na última semana.

  • Mickey, traição e gravidez indesejada: relembre o relacionamento conturbado de Britney Spears e Justin Timberlake

Após a repercussão, Juliette se manifestou por meio das redes sociais e frisou que busca esclarecimentos com aqueles que a contrataram. “Informamos que a música ‘Magia amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual”, afirmou, por meio de nota, a assessoria de imprensa da cantora e ex-BBB, nesta quarta-feira (18). “A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, acrescentou.

Já Duda Beat fez um post do Instagram e logo apagou. No texto divulgado no Twitter, ela afirmava que Felipe Vassão — um dos compositores de “AmarElo”, álbum premiado do rapper paulistano — estaria inicialmente envolvido na equipe de “Magia amarela”, letra lançada na última terça-feira (17) por Juliette e Duda Beat. O músico, no entanto, nega essa informação.

imagem

imagem

“Não tenho nenhum envolvimento com a nova música ‘Magia Amarela’ da Juliette e Duda Beat”, escreveu o músico, compositor e produtor Felipe Vassão, minutos após a divulgação do texto de Duda Beat, por meio de publicação no Instagram.

No fim desta quarta-feira (18), a Bauducco, empresa responsável pela campanha, decidiu cancelar a campanha. Por meio de nota, eles disseram que as peças publicitárias tinham “o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos” e reforçaram que Juliette e Duda Beat foram apenas intérpretes da canção e não participaram do processo criativo.

Relembre o caso ponto a ponto

  • Juliette e Duda Beat liberaram a faixa “Magia Amarela” na noite de terça-feira (17)
  • O empresário, produtor e músico Evandro Fióti, irmão de Emicida, acusa a música e projeto visual de plagiar o conceito de “AmarElo” — álbum premiado do rapper paulista
  • A equipe de Juliette se pronunciou dizendo que o trabalho faz parte de uma campanha publicitária e que “está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”
  • Duda Beat publicou um texto nas redes sociais em que afirmava que Felipe Vassão — um dos compositores de “AmarElo — estaria inicialmente envolvido na equipe de “Magia amarela”
  • Felipe Vassão negou que estivesse envolvido na campanha
  • Duda Beat apagou sua publicação
  • Evandro Fióti fez uma live e disse que a marca responsável pela campanha chegou a entrar em contato com Emicida e sua equipe para fechar uma parceria, mas as partes não conseguiram entrar em um acordo.
  • “Magia amarela” foi uma letra encomendada pela marca de alimentos Bauducco. A composição é de Daniel Ferrara, Giana Atalhaus e Guga Meyra e estava prevista como parte da campanha publicitária para a divulgação da nova identidade visual da marca
  • A Bauducco decidiu cancelar a campanha publicitária após os questionamentos e acusações de plágio

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *