Notícias
Ex-presidente Jair Bolsonaro chega a Chapecó como grande personagem
A cidade de Chapecó estará convivendo nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), com uma das “atrações” da 21ª edição Efapi: o ex-presidente Jair Bolsonaro, que segue arrastando multidões por onde passa. A presença dele estava sendo muito aguardada. Ele chegou no meio da manhã. Depois de almoçar se dirige até o Parque Tancredo Neves, onde por volta das 16 horas participa de um ato ecumênico em defesa da vida e da família, com pastores e lideranças políticas. O discurso de Bolsonaro está sendo muito aguardado. De resto, ainda conforme a programação irá ver de perto o Rodeio Country, uma das atrações do evento, e ainda deverá assistir ao show de Rick e Renner, a partir das 22h. Pernoita em Chapecó, e na sexta-feira (13) irá participar de algumas reuniões de interesse político. Seja como for, dá para imaginar a movimentação em torno da presença dele na Efapi. O prefeito João Rodrigues saberá colher os dividendos políticos. Esta é a terceira vez que Bolsonaro pisa oficialmente em solo chapecoense.
Preocupação com a chuva
Santa Catarina segue em estado de alerta devido à chuva que voltou com força. O registro é de que subiu para 139 o número de municípios com registro de ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingem o Estado. De acordo como relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado na manhã desta quinta-feira, 12, estão em situação de emergência 111 cidades, a maioria delas no Vale do Itajaí. Segundo o monitoramento meteorológico do órgão, os temporais atingiram regiões como o Meio Oeste.
Recursos federais
Há previsão de recursos federais para mitigar os problemas ocasionados pelas chuvas em Santa Catarina. O governador Jorginho Mello se reuniu com ministros, prefeitos e autoridades regionais na prefeitura de Blumenau na manhã desta quarta (11), em Blumenau. Na ocasião, assinou o Pacto das Águas com o Governo Federal. Além disso, o governador e comitiva do Governo Federal sobrevoaram algumas cidades atingidas pelas fortes chuvas, no Vale do Itajaí. A partir dos encontros, a promessa de que haverá a liberação de recursos financeiros para a reconstrução dos municípios afetados e também reabilitação das cidades. Entre as prioridades, segundo o governador, a necessidade de investimento em dragagens visando remover resíduos do fundo dos rios. Tem, pelo menos, havido sinergia entre os governos, sem nenhum viés político ou ideológico.
Pontos…
- Ministra -Ninguém soube explicar exatamente a razão da vinda da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, à Santa Catarina. Ela esteve presente na reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e as lideranças catarinenses. Presente ainda no encontro, o presidente do SEBRAE Nacional, Décio Nery de Lima, a senadora Ivete da Silveira e deputados da bancada federal;
- Oktoberfest – Enquanto isso a Oktoberfest foi retomada nesta quarta-feira, 11, após suspensão por conta das fortes chuvas que atingiram e ainda atingem o Estado. Houve desfile cm grupos folclóricos, bandas e alegorias. No entanto, o evento foi novamente suspenso em função da chuvarada e problemas nas estradas, em especial da BR 470.
- Despedida – Zé Caramori (PSD) foi à tribuna, nesta quarta-feira (11) para fazer o último discurso do período de 30 dias em que exerceu o cargo de deputado, haja vista a licença de Napoleão Bernardes (PSD). Ele disse ter ficado feliz e acredita que terá outras oportunidades para voltar à Casa, como deputado, mas que irá voltar outras vezes como cidadão.
Contato com a coluna: [email protected]