Fale Conosco

Notícias

Ferguson explodiu e marcou três vezes para o Brighton atropelar o Newcastle

O Brighton segue se afirmando cada vez mais como uma força a ser levada a sério na atual distribuição de poderes na Premier League. E neste sábado (2) contou com Evan Ferguson se afirmando como uma realidade e fazendo um hat-trick que resultou na vitória por 3 a 1 em cima do Newcastle. O time de Roberto De Zerbi se mostra cada vez mais entrosado e letal, além de possuir reforços que parecem ter sido escolhidos a dedo. Nem mesmo a gigantesca saída de Moises Caicedo para o Chelsea parece ter dado uma freada neste projeto que vem chamando atenção no futebol europeu.

Se na última temporada era mais uma surpresa, na atual o Brighton demonstra sua força e se consolida como um time que, ao menos, brigará na parte de cima da tabela. Já terá sua merecida estreia em campeonatos continentais na Liga Europa e agora vê jogadores como Ferguson seguirem caminho parecido com o que o clube tem trilhado. Na temporada passada ele tinha apenas 17 anos quando estreou e chamou atenção. Rápido, matador, com senso de posicionamento acima do comum. Não foram poucas as características que surpreenderam e, neste começo de nova temporada, mostram não ter sido coisa passageira. Evan Ferguson vem para cada vez mais ficar.

Ferguson é oportunista e isso é ótimo para o Brighton

Esperava-se um jogo bastante difícil hoje para o Brighton, afinal o Newcastle foi, por outros meios é claro, a outra sensação da última temporada do futebol inglês. Com investimento da Arábia Saudita, montou um time encorpado e forte defensivamente, que ainda recebeu o italiano Sandro Tonali como cereja de um bolo que ainda não deu liga neste começo de temporada. Com nada que ver com isso, o Brighton só aproveitou a falta de entrosamento que os Magpies mostram nestes primeiros jogos.

Falando em aproveitar, Ferguson mostrou o porquê de uma de suas principais características ser o oportunismo. Foi graças ao seu senso de posicionamento e faro de gol que ele abriu o placar aos 27 minutos. Billy Gilmour experimentou de longe e o goleiro Nick Pope fez uma lambança. Tentou agarrar a bola a encaixando, mas a deixou escapar e sequer teve tempo de piscar para ver Ferguson na sua frente, oportunista ao aproveitar a falha e deixar o Brighton na frente.

Para o segundo gol, Ferguson mostrou quão apurada é sua finalização

O Brighton teve mais a bola e pressionou bem mais o Newcastle, principalmente por jogar em casa. Vale destacar as ótimas atuações do brasileiro João Pedro, que atuou como um segundo atacante, jogando atrás de Ferguson, Billy Gilmour, ótimo articulando as jogadas da parte mais anterior do meio-campo, e Kaoru Mitoma, um dos dribladores mais eficazes do futebol atualmente, além de inteligente construtor de jogadas. Ao lado do irlandês, o trio comandou o time no segundo tempo e ajudou no atropelo que o Newcastle acabou sofrendo.

Primeiro Gilmour, que clareou para Ferguson ainda distante do gol arriscar um chutaço. Mostra quanto é ótimo finalizador, de perto ou de longe, e como tem armas para incomodar goleiros. Um golaço, apesar de Pope, mais uma vez, não ter oferecido quase que nenhuma resistência na hora do Brighton arriscar. Abatido, o Newcastle mal teve forças para reagir quando levou o segundo gol aos 20 minutos da segunda etapa.

Bombardeio de fora da área fecha a conta para Ferguson e o Brighton

O abatimento do Newcastle não passou batido pelo Brighton, que aproveitou para garantir de vez a vitória. E para Ferguson, que garantiu o primeiro hat-trick dele na temporada. Mitoma fez boa jogada pela direita e achou o irlandês quase que na risca da área. Aí entrou novamente o arsenal de ataque de Ferguson: novamente de fora da área, mas dessa vez colocado, ele chutou para destruir de vez o Newcastle.

Os Magpies ainda viriam a fazer seu gol de honra, quase nem tão de honra assim, aos dois minutos de acréscimo do segundo tempo, no ato que baixou as cortinas no Amex Stadium. Callum Wilson recebeu de Sean Longstaff e fez o 3 a 1, dando números finais à partida.

Brighton e Newcastle fecham a rodada em situações bem diferentes

Com a vitória de hoje, o Brighton ao menos dormirá como integrante do G4 com seus nove pontos, atrás do líder Manchester City, que tem 12 pontos, e de Tottenham e West Ham, ambos com dez. Já o Newcastle estacionou nos três pontos e finaliza o dia na 13ª colocação, podendo cair ainda mais na tabela no que depender dos jogos que fecharão a rodada.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *