Notícias
João Campos comemora indicação de “Retratos Fantasmas” para disputar o Oscar 2024 e recebe críticas sobre o centro do Recife
PROBLEMAS
Documentário fala sobre a experiência de uso dos espaços públicos da cidade; prefeito foi criticado e cobrado por moradores
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), usou as redes sociais para comemorar a indicação do filme “Retratos Fantasmas“, de Kleber Mendonça Filho, para ser o representante brasileiro na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024.
“Recife no Oscar: acredito e torço! O documentário Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido como o filme brasileiro que vai disputar uma vaga na maior premiação do cinema. Já assisti e ele é ótimo! Um resgate da história do Recife através dos cinemas da cidade”, escreveu João Campos.
“Parabéns, Kleber, e toda a equipe responsável pelo filme. E que venha a vaga pro Oscar!”, completou o socialista em publicações no Instagram e no Twitter na manhã desta quarta-feira (13).
O documentário retrata os cinemas de Rua do Recife do século 20 e disputou a vaga com outros 28 longas-metragens inscritos para a categoria.
Prefeito abriu espaço para críticas ao centro
Após a publicação sobre o filme, João Campos recebeu diversas críticas de seguidores e moradores do Recife sobre as condições do centro da cidade.
Isso porque o filme narra, justamente, a experiência dos recifenses sobre o uso dos espaços públicos da cidade, como os cinemas de rua. Veja aqui a crítica de Emannuel Bento, do JC.
“Que tal aproveitar o recado do filme e começar a recuperar o nosso querido centro da cidade?“, escreveu um seguidor do prefeito no Twitter.
“Não é um simples resgate Sr. Prefeito. É uma denúncia e registro do processo de esvaziamento e decadência do centro. Já passou da hora de falar em habitação no centro, em recuperar e desapropriar imóveis. Cadê o Recentro?“, comentou outro.
“Vamos recuperar o centro do Recife que está: abandonado, sujo, perigoso e sem vida. Temos que incentivar moradia para recomeço de um ciclo virtuoso“, reivindicou um terceiro perfil.
“Arretado, bem que o príncipe podia emplacar uma revitalização no centro. Transformar rua da Imperatriz num espaço gastronômico com cafés, espaços lúdicos resgatar o lado boêmio deste lado de cá. Nada pode ser tão bom que não possa ser melhorado né“, dizia mais um registro no Instagram.
Retratos Fantasmas no Oscar