Fale Conosco

Notícias

Klopp elege melhores momentos no Liverpool e faz carta à torcida

O domingo (19) promete emocionar até quem se diz forte o suficiente para não chorar – ou mente sobre isso, é claro. Jürgen Klopp, o homem que mudou a história de um dos maiores clubes do mundo, dá adeus ao Liverpool em um abarrotado Anfield Road, em partida contra o Wolverhampton, às 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Da chegada a um clube desacreditado, em outubro de 2015, até este 19 de maio de 2024, o carismático alemão de sorriso largo e fácil viveu muita coisa. Emoções com vitórias, a tristeza com as derrotas, finais ganhas, outras perdidas. Toda uma história que criou um laço inquebrável entre torcida e técnico, que, mesmo separados, jamais esquecerão o que viveram.

Em uma jornada como essa, como escolher os principais momentos? Klopp foi “desafiado” a responder e não fugiu da missão.

Elegeu o improvável gol de cabeça de Alisson contra o West Bromwich como o seu favorito. Lembrou do goleiro também ao escolher sua defesa contra o Napoli, pela Champions League, em 2018, como a preferida de toda sua passagem.

E aquela goleada épica por 4 a 0 sobre o Barcelona, na mesma Liga dos Campeões? Klopp vai lembrar dela como a vitória mais marcante e também a melhor assistência, a de Trent Alexander-Arnold para Divock Origi definir a classificação sobre o time de Lionel Messi.

E o melhor futebol praticado pelo Liverpool? Klopp surpreendeu na resposta e optou pelo empate por 1 a 1 com o Manchester City, em março deste ano. “Nunca controlamos o City como nós fizemos aquele dia. Ganhamos antes, mas de maneira diferente. Controlando o jogo como fizemos aquele dia, foram meus 60 minutos favoritos”.

Algum arrependimento?

Aqui, Klopp é taxativo ao responder. Em entrevista coletiva antes da partida contra os Wolves, o técnico rebateu qualquer decepção por não ter conquistado mais títulos pelo Liverpool e negou que tenha faltado qualquer coisa, embora ele acredite que o time poderia, sim, ter tido mais conquistas da Champions League.

“Estou completamente tranquilo. Sei que poderíamos ter ganho mais, só que não posso mudar isso. Não ser campeão por um ponto não é ótimo, mas é uma experiência. Não poderia ter feito nada diferente nesses momentos, como quando não marcamos contra o City naquele lance em cima da linha ou quando Agüero marcou contra o Burnley e a bola estava na linha. Não é culpa minha!”, falou o alemão.

“Nós poderíamos ter conquistado mais vezes a Champions League. Chegar a três finais é um feito impressionante. Existe uma boa chance de se perder uma final, e o Real Madrid sempre encontra uma maneira de vencer. Eu não seria feliz se pensasse que poderia ter feito mais. Eu não poderia ter entregado mais do que entreguei. Alguém poderia ter feito algo melhor? Possivelmente, mas não eu, então por mim está tudo bem. Serei julgado pelas pessoas, então estou bem”.

Adeus à torcida

Klopp será devidamente homenageado no domingo por jogadores e torcida. Antes, porém, ele também decidiu retribuir um pouco do carinho recebido ao longo dos últimos quase nove anos.

O alemão gravou um depoimento aos torcedores, que foi transformado em vídeo pela Premier League. Leia abaixo as palavras de Klopp e também as ouça no vídeo que abre o texto.

Você acredita em histórias de futebol que, definitivamente, ninguém vai esquecer?

Eu amo o Klopp que era antes de chegar à Inglaterra. Esse é a maior honra que eu posso imaginar. A intensidade que eu desejo ver no campo é outro futebol. E você terá uma boa relação com isso.

É realmente uma cidade amigável, com muitos objetos relacionados ao futebol. Esse é o clube de Kenny Dalglish. É o clube de Steven Gerrard. Do Shankly…

Os torcedores são muitos velhos, muitas mulheres. Muito do entusiasmo que eu tenho pelo trabalho que eu faço, é por causa da paixão dos torcedores. Eu sei da minha responsabilidade pela performance. Mas as pessoas têm responsabilidade sobre a atmosfera.

O amor das pessoas, o sentimento das pessoas é brilhante! A emoção pode ser sentida no estádio. É o lugar onde tudo pode acontecer na cidade.

Se você acreditar junto, a gente pode fazer acontecer! O povo nos dá a chance de ser quem somos.

O trabalho não é só sobre vencer jogos de futebol, é também sobre a gente crescer como um time. Irmos juntos na mesma direção ao longo dos anos.

São esses momentos que eu nunca vou esquecer. E ter vivido tudo isso eu lembrarei do máximo de momentos que eu puder.

Foi para você! Foi uma honra ter feito isso para você. Que clube! E você fez esse clube!

Onde assistir a Liverpool x Wolverhampton?

Liverpool x Wolverhampton terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, neste domingo (19), às 12h (horário de Brasília).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *