Notícias
‘Melhores pilotos de resgate com jet-ski’; vídeo
O surfista Pedro Scooby e sua equipe chegaram na manhã desta segunda-feira (6) ao Rio Grande do Sul, estado que passa por uma situação caótica devido ao temporais. A ida do grupo, que conta com o também ex-BBB Lucas Chumbo, ao estado gaúcho tem por objetivo auxiliar as equipes de resgate a socorrer a população vitimada pelas inundações.
- Tragédia no Sul: vaquinhas se proliferam, e doações para organizações de fora do RS provocam críticas
- Chuvas no RS: Marinha do Brasil realiza resgate de criança em Canoas; vídeo
Um vídeo publicado pelo fotógrafo Dickson Ricardo, de 36 anos, no Instagram, mostra que o surfista e alguns integrantes da equipe, inclusive, já começaram os trabalhos na água. No registro, a comitiva recebe orientações sobre as ruas da cidade.
Pedro Scooby e Lucas Chumbo iniciam buscas no Rio Grande do Sul
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta segunda, as chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 83 mortos confirmados, 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas. Ao todo, são mais de 873 mil pessoas afetadas em território gaúcho
— Temos cinco carros e cinco jet-skis. Tem mais gente chegando que se mobilizou, viu a gente chegando. Tinha gente que já estava aqui antes. Agradecer a todo mundo. A gente conseguiu trazer alguns dos melhores pilotos do mundo de resgate na água com jet-ski. A gente vai dar o nosso melhor, nossa vida para salvar essas vidas — disse Pedro Scooby.
Na madrugada desta segunda-feira, os profissionais fizeram paradas em Curitiba (PR) e outra em Penha (SC) para abastecer os veículos e recolher doações, como roupas e cobertores. A expectativa é que eles entrem na água com os jet-skis para auxiliar pessoas e animais afetados pelas chuvas.
Além de Scooby e Chumbo, atual campeão do Gigantes de Nazaré, viajaram ao Sul nomes como: Reyzinho Duarte, Ian Cosenza, Michelle des Bouillons, Will Santana, Iankel Noronha, Felipe Cesarano, Júnior da Salinas Turismo, Bernardo Scolari e Thiago Lemgruber.
Por meio de stories, no Instagram, Chumbo mostrou que a equipe levava para o estado gaúcho 33 coletes salva-vidas, além de doações.
Pedro Scooby contou ao GLOBO que, ao todo, a comitiva conta com ele e outros 10 surfistas de ondas gigantes. Ele disse que estava com a ideia “fritando na cabeça”, na noite do último sábado, quando ligou para Lucas Chumbo e soube que o amigo tinha a mesma intenção. O grupo reúne especialistas em resgate e em primeiros socorros.
— Tomara que a gente consiga ajudar. Acho que é o mínimo que a gente poderia fazer ir lá ajudar e usar um pouco do que a gente sabe para salvar o máximo de vidas. Espero que dê tudo certo — disse ele, que reconheceu o risco de a missão danificar os equipamentos. — A gente está levando quatro jet skis. Todo mundo botou os jet-skis para jogo. Os jet-skis zero, mas o importante é salvar. A gente já está esperando que vai estragar mesmo, não tem jeito.
Chuvas no Rio Grande do Sul: governo declara estado de calamidade pública
Mais de 100 municípios foram impactados pelo temporal no estado.