Notícias
Morte brutal do primeiro episódio é mais cruel nos livros; showrunner explica mudança
Resumo
O primeiro episódio da 2ª temporada de ‘House of the Dragon’ faz uma grande mudança em relação ao livro; o showrunner da série Ryan Condal explica a razão.
‘A Casa do Dragão’ retornou neste domingo (16) com o primeiro episódio da segunda temporada, e já deixou os fãs da série em choque com aquela cena brutal do fim do episódio. Em entrevista, o showrunner Ryan Condal revela os bastidores da cena e explica como ela irá afetar os próximos episódios.
Mas, atenção! O texto a seguir contém SPOILERS do primeiro episódio da 2ª temporada.
O episódio retoma a história após o desfecho da primeira temporada, quando Lucerys Velaryon (Elliot Grihault), filho de Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy), foi morto em combate por Aemond Targaryen (Ewan Mitchell). Com isso, Rhaenyra sofre o luto pelo filho e expressa o desejo de vingança. Sem as ordens da rainha, o príncipe Daemon (Matt Smith) resolve contratar dois assassinos para se infiltrarem na Fortaleza Vermelha e matar Aemond.
A reviravolta é que os assassinos, chamados de Sangue e Queijo, não encontram Aemond, e acabam cometendo a vingança contra um dos filhos do rei Aegon II com a rainha Helaena (Phia Saban). Na cena final do episódio, eles encontram Helaena em seus aposentos com os filhos, e fazem ela apontar entre os gêmeos, Jaehaerys e Jaehaera, qual dos dois é o menino. Helaena cumpre as ordens e eles matam Jaehaerys, cortando sua garganta.
A questão é que a cena faz algumas adaptações de como a história é contada por George R.R. Martin no livro “Fogo & Sangue”. Na versão literária, Sangue e Queijo recebem a ordem de matar um jovem príncipe, e não apenas especificamente o príncipe Aemond.
Além disso, nos livros, Helaena tem três filhos: além dos gêmeos, há um mais novo, Maelor, de dois anos. Quando os assassinos a obrigam a escolher entre um dos meninos para morrer, ela sofre e se desespera, mas escolhe o mais novo, acreditando que ele não se lembraria dos acontecimentos.
Porém, os dois acabam matando o mais velho em um último ato de crueldade, e a jovem rainha vive consumida pela culpa a partir de então.
Por que a série fez adaptações na cena?
“Foi mais uma questão de praticidade de onde estávamos”, declarou Ryan Condal para o portal The Hollywood Reporter.
“O livro cobre 30 anos, e nós os condensamos em 20. Por isso, Maelor ainda não existe. Trabalhando deste ponto de vista, queríamos fazer Sangue e Queijo ser uma sequência visceral, e decidimos contá-la do ponto de vista deles, como se fosse um assalto que deu errado.”
Ryan Condal, showrunner de ‘House of the Dragon’
Daemon ordenou que Sangue e Queijo matassem a criança caso não encontrassem Aemond?
Quando Daemon está dando a ordem para os assassinos, a cena é cortada logo após um dos dois perguntar ao príncipe o que fariam caso não encontrassem Aemond. Condal explica que não mostrar a resposta isso foi intencional.
“Eu amo o Matt Smith e o olhar dele me assombra. Ele com certeza deu a eles algum tipo de instrução, e nós até os ouvimos discutir na sala, argumentando que ele disse que precisavam levar uma cabeça. Um filho por um filho. Você pode imaginar que Daemon talvez disse a eles para não saírem de mãos vazias. Mas deixamos aberto a interpretações.”
Nas redes sociais, a mudança dividiu opiniões, com leitores argumentando que a série não transmite o mesmo desespero do livro. No entanto, outros rebatem e dizem que a simples morte de uma criança já é chocante o suficiente.
“Enquanto no livro a cena é descrita da percepção de Helaena e Alicent, a ideia era construir o suspense e o medo à medida que eles procuram por Aemond, que era o alvo. E então você coloca dois criminosos em uma situação com ouro bem em frente a eles, e as coisas podem sair bem errado”, pontua Condal.
Confira o trailer dos próximos episódios. “A Casa do Dragão” vai ao ar todos os domingos, na HBO e na Max, às 22h.