Fale Conosco

Notícias

Onda de calor no Rio: cidade já registra sensação térmica acima de 40 graus antes das 9h | Rio

Após praias lotadas neste sábado, o domingo no Rio de Janeiro também promete tempo ensolarado e temperatura altas. Segundo o Alerta Rio, a previsão é que os termômetros cheguem a registrar 41 graus. A sensação térmica, no entanto, já ultrapassou a marca no Jardim Botânico, com 48 graus às 10h15.

A máxima de sensação térmica no sábado tinha sido 47,2 graus, em Guaratiba. Neste domingo, antes mesmo das 9h, o Centro de Operações Rio (COR) registrou 43,7 graus no Jardim Botânico. Na estação Barra/Riocentro, a sensação era de 38,6 graus no mesmo horário.

  • Sábado: Sensação térmica chegou a 47,2 graus
  • Confira: Em meio ao calor, poderá faltar água no Rio; Cedae fará manutenção no Guandu

O calor ainda piorou ao longo da manhã. Às 9h45, a sensação atingiu 47,1 graus no Jardim Botânico. Das sete estações que medem a sensação térmica no Rio, quatro já registravam marcas iguais ou acima de 40 graus no horário: além do Jardim Botânico, as estações da Barra/Riocentro (43,2 graus), Santa Cruz (43,2 graus) e Irajá (40 graus).

Cariocas procuraram aplacar o calor indo para a praia nesta manhã — Foto: Fabiano Rocha
Cariocas procuraram aplacar o calor indo para a praia nesta manhã — Foto: Fabiano Rocha

Ainda de acordo com a previsão, a umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 12% e 20% no período da tarde em alguns pontos da cidade. Com esse índice abaixo de 30%, o ar ficará seco e algumas regiões em estado de alerta. Nesses casos, a recomendação é evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre, não participar de aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Movimento nas praias começou cedo

Para lidar com o calor, muita gente busca se refrescar nas águas do mar. E neste domingo, o movimento começou ainda de madrugada. Às 5h40, sete ônibus fretados vindos do interior do Estado e de Minas já tinham chegado ao posto 12, no Recreio dos Bandeirantes, com praieiros em busca de um bom lugar na areia.

Prevendo a demanda, ambulantes também já tinham montado barracas no horário. O movimento surpreendeu o fotógrafo Marcos Paulo dos Santos, que registrava as condicões das ondas para o site Rico Surf:

— Normalmente, esses ônibus de excursão chegam cedo. Mas até eu me surpreendi com o movimento de hoje, até com barracas já funcionando.

Banhistas madrugaram por bom lugar nas areias do posto 12 — Foto: Marcos Paulo dos Santos
Banhistas madrugaram por bom lugar nas areias do posto 12 — Foto: Marcos Paulo dos Santos

Em Copacabana, os barraqueiros reforçaram os estoques para dar conta da alta demanda. Que o diga Paulo Joarez, que preside a entidade representante da categoria.

— Não tenho dúvida. O verão chegou em novembro. Para a gente é ótimo. Hoje, coloquei à venda cem cocos e 35 caixas de cerveja. Em um domingo normal, seriam 60 cocos e 25 caixas — contou ele, que tem uma barraca na altura da Rua Santa Clara.

Turistas em busca de piscina

Famosa nos cliques compartilhados em redes sociais, a piscina do Parque Lage, no Jardim Botânico, atraiu, neste domingo, turistas que não sabiam que o espaço não é destinado ao banho. O espaço fica disponível para mergulhos apenas em datas comemorativas — o que não era o caso.

Nesta manhã, porém, ela sequer apareceu nas fotos. Devido a um pomposo casamento realizado no local na noite do sábado, a piscina foi tampada por uma estrutura para ser usada como palco da celebração. Não houve tempo de desmontar o palanque, e a área permaneceu interditada.

O enfermeiro Rodrigo Seixas, maranhense de 28 anos, na cidade há cinco dias, para ir ao show do grupo RBD, lamentou:

— É meu ultimo dia de viagem. Deixei para aproveitar aqui no final por causa do calor. A parte mais linda do Parque Lage é a piscina, mas está tampada. Estou muito desapontado.

No sábado, o movimento nas praias cariocas já tinha sido observado. O mar mais calmo, bem diferente da ressaca do último fim de semana, fez o cenário ideal para um início de dia tranquilo. “Um bálsamo”, definiu o aposentado Marco Aurelio Bouças Coutinho, 72 anos, que manteve a rotina de dar um mergulho no posto 6 da Praia de Copacabana.

  • Leia mais: Abastecimento de água é retomado no Parque Guinle após denúncia
  • Alerta vermelho: como se proteger das altas temperaturas?

Além do calorão nos últimos dias, a variação na umidade relativa no ar reforça a necessidade do cuidado com a hidratação. Por isso, a garrafinha com água é item indispensável na bolsa de praia de Marco Aurélio, acompanhada de uma toalha, uma xérox do documento de identidade e uma fruta.

— Está uma maravilha, diferente dos outros dias, que teve um mar muito agitado. Está do jeito que eu gosto. Cheguei em torno de 7h30. Às 9h, estava começando a encher. E provavelmente será Rio 40 graus. Sensação térmica lá em cima — declarou. — Vou sempre nesse horário, o mais cedo possível. Tomo café, vou andando, fazendo meu aquecimento.

Além do calorão nos últimos dias, a variação na umidade relativa no ar reforça a necessidade do cuidado com a hidratação. Por isso, a garrafinha com água esteve na bolsa de praia de Marco Aurélio, acompanhada de uma toalha, uma xérox do documento de identidade e uma fruta.

Para se banhar, o morador de Copacabana foi ao seu ponto favorito, na colônia de pescadores, onde o movimento começou cedo, tanto dos barcos como de outros públicos.

  • RBD no Rio: público relata arrastão e confusão após segundo dia de show na cidade
  • Trufa, feijão e bombons: relembre outros crimes por envenenamento em comidas

— É um clima de Jorge Amado, que eu gosto muito. Tem o pessoal da canoa, dos barcos, da colônia. Um balneário que me deixa muito feliz. Sempre que possível estou lá curtindo esse visual maravilhoso. Gosto de tomar banho de mar e desde que fiquei viúvo, adotei a colônia como retiro.

Somente neste sábado (11), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou cerca de 500 resgates marítimos em todo o estado. O maior número de ocorrências foi na área de cobertura do 3º Grupamento Marítimo, em Copacabana: 233 casos. O grupamento de Itaipu realizou 77 resgates. Na Barra da Tijuca, foram 29. E os grupamentos do Recreio dos Bandeirantes e de Paraty tiveram 18 ocorrências, cada.

Os guarda-vidas ainda foram demandados para auxiliar 30 crianças a localizarem seus responsáveis.

Veja a previsão, segundo o Alerta Rio, para os próximos dias:

  • Domingo: céu nublado a parcialmente nublado. Sem chuva. Máxima de 41 graus e mínima de 20 graus.
  • Segunda-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas a partir do fim da tarde. Máxima de 39 graus e mínima de 21 graus.
  • Terça-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas durante a tarde e à noite. Máxima de 34 graus e mínima de 19 graus.
  • Quarta-feira: céu parcialmente nublado a nublado. Pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Máxima de 38 graus e mínima de 20 graus.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *