Fale Conosco

Notícias

Paolini busca grande virada e disputa 2ª final seguida de Slam

Londres (Inglaterra) – Abrindo as semifinais de Wimbledon nesta quinta-feira, a italiana Jasmine Paolini mostrou mais uma vez que é uma lutadora. Após começar mal contra a croata Donna Vekic, ela continuou tentando e acabou premiada. A número 7 do mundo buscou uma incrível virada após marcar parciais de 2/6, 6/4 e 7/6 (10-8), em 2h51 de jogo, o mais longo em uma semi no torneio.

Atual número 7 do mundo, sua melhor colocação no ranking até então, Paolini será top 5 com a campanha no All England Club, alcançando o quinto lugar independente do resultado final. Sua adversária na decisão sairá da segunda semi do dia, que de um lado terá a cazaque Elena Rybakina, campeã do torneio em 2022, e do outro a tcheca Barbora Krejcikova.

Paolini nunca havia disputado uma partida de quartas de final em Grand Slam antes da atual temporada e agora já tem duas finais seguidas no currículo. Vice-campeã em Roland Garros, ela é apenas a quinta nos últimos 25 anos e alcançar a decisão em Paris e em Londres em sequência, repetindo Steffi Graf (1999), Serena Williams (2002, 2015 e 2016), Venus Williams (2002) e Justine Henin (2006).

Ainda em busca de uma conquista inédita em Grand Slam, Paolini é a primeira italiana da Era Aberta a jogar duas finais em torneios diferentes (Roland Garros e Wimbledon). Ela também é a primeira tenista de seu país não apenas a chegar na decisão no All England Club, mas a passar das quartas, fase em que as italianas amargam um retrospecto negativo de 0 a 4.

Desbravando a grama em 2024

Embora esteja na final de Wimbledon neste ano, Paolini tinha um histórico pífio na grama até o começo do ano, piso sobre o qual não havia conquistado uma vitória sequer em nível WTA até então. Aproveitando a grande fase, ela soma agora oito triunfos na grama nos últimos nove jogos disputados e está na final de Wimbledon.

Seu primeiro resultado positivo na grama veio no WTA de Eastbourne, onde bateu a belga Elise Mertens na estreia e depois foi até as semifinais, perdendo apenas para a russa Daria Kasatkina, que depois acabou conquistando o título do torneio.

.

Vivendo a melhor temporada de sua carreira, a italiana de 28 anos é a tenista que mais jogos venceu em Grand Slam nesta temporada. Derrotada nas oitavas no Australian Open e depois finalista em Wimbledon e Roland Garros, ela chegou à 15ª vitória ao bater Vekic na semi.

Vekic larga bem, mas Paolini se recupera

Muito sólida com o saque, cedendo apenas três pontos à rival (84% de aproveitamento), Vekic dominou o primeiro set, no qual anotou os mesmos 9 erros não forçados que Paolini, mas teve mais que o dobro de bolas vencedoras (12 a 5). Com volume de jogo muito maior do que a italiana, ela anotou duas quebras seguidas e saiu de 1/2 para fechar por 6/2 e abrir 1 a 0.

Batalhadora, a italiana não desistiu e fez o que pôde na segunda parcial, tentando variar mais o jogo. A estratégia deu certo e Paolini igualou a disputa. Depois de salvar um break-point no terceiro game, perder um no quarto e salvar outro dois no quinto, ela conseguiu uma quebra na reta final, bateu o saque de Vekic no 10º e último para empatar o jogo.

Partida fica emocionante na reta final

O terceiro set começou com a croata vencendo os dois primeiros games e deixando escapar um break-point no terceiro. Paolini devolveu a quebra no sexto, perdeu o saque novamente no sétimo, mas buscou a igualdade em seguida. A partida ficou totalmente aberta e com chances para ambos os lados a partir de então. Vekic salvou dois match-points (no 10º e 12º games) e deixou escapar dois break-points no 11º game.

A definição foi para o tiebreak, que no terceiro set é em melhor de 10 pontos, e Paolini levou a melhor, selando sua grande virada na semifinal feminina mais longa da história de Wimbledon. A italiana teve 16 winners a menos (26 a 42), mas compensou com 25 erros não forçados a menos (32 a 57) e melhor aproveitamento nos break-points, com 43% contra 27% da croata.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *