Notícias
ponto importante fora de casa faz alvinegro fechar primeiro turno com maturidade; leia análise
Uma partida de alto nível foi protagonizada ontem por São Paulo e Botafogo, no Morumbis. Duas equipes que fizeram jus ao fato de estarem na parte de cima da tabela do Brasileirão. Apesar do empate em 2 a 2 ainda não ter garantido o título simbólico do primeiro turno, o alvinegro chegou a 40 pontos e se manteve na liderança. Um roteiro de reviravoltas e momentos alternados poderia ter terminado na mão de qualquer um dos lados, mas prevaleceu o equilíbrio de acertos e erros. Lucas Moura, Tiquinho, Cuiabano e Ferreira marcaram.
- O jogo: Botafogo fecha primeiro turno do Brasileirão em empate com São Paulo, com boa atuação de Tiquinho
- Leia mais: Botafogo é primeiro time a marcar gols em todos os jogos do turno na era dos pontos corridos
O balanço se apresentou até mesmo na contagem de pênaltis. Com menos de 15 minutos de bola rolando, já havia um gol em cobranças da marca da cal para cada lado. Primeiro, o árbitro marcou falta de Bastos em Ferreira na área. Lucas converteu. Logo depois, um toque de braço da defesa tricolor após jogada de cruzamento permitiu que o placar fosse igualado por Tiquinho.
O camisa 9, aliás, vai se reencontrando com sua melhor fase. Marcou pela segunda vez nos últimos três jogos. Além disso, fez o Botafogo se tornar o primeiro time na história do Brasileirão de pontos corridos — iniciado em 2003 — a anotar gols em todos os jogos de um primeiro turno. Para muito além de ser um finalizador que precisa estar afiado, Tiquinho segue sendo referência de um time que almeja voos altos nessa temporada, também enchendo os olhos com sua capacidade de articulação fora da área. Aos 21 minutos, foi ele que deixou Cuiabano em boa condição na área para superar a marcação de Alan Franco e bater cruzado.
Botafogo lança uniforme de jogo número 1 para a temporada 2024/25
Nova camisa principal de jogo do Botafogo
A equipe de Artur Jorge se destaca por essas associações e inversões de posições dentro das partidas. Como amargava alguns desfalques no setor ofensivo, do tamanho da importância de Júnior Santos e Eduardo, o treinador português iniciou o jogo com Tchê Tchê e deu mais liberdade ao seu lateral-esquerdo, que fez seu terceiro gol pelo clube.
A tônica foi de um primeiro tempo de bom nível de intensidade, em que o Botafogo teve apenas 25% da posse de bola, mas entregou com muitas movimentações certas. Contudo, o cansaço da maratona de jogos encavalados derrubou a disposição na segunda etapa. Somado a isso, a equipe errou logo no começo, quando permitiu que Lucas Moura conduzisse em meio a três jogadores e deixasse Ferreira completamente livre na frente de John, para empatar.
- Bastidores: Entenda o que levou o Botafogo a contratar Pedro Martins, e quais serão as funções do novo diretor de futebol
A partir daí, John voltou a se tornar necessário como ponto de segurança para que a nova virada não acontecesse. O São Paulo também “ajudou”, perdendo alguns gols incríveis, com Ferreira e Luciano.
Um dos pilares de criação desta equipe, Marlon Freitas fez uma partida especialmente abaixo do esperado, errando muitos passes e cedendo chances ao adversário. Além disso, ele e Cuiabano receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora da próxima partida, contra o Cruzeiro.
— Um empate fora de casa foi muito bom, mas sabemos que podíamos mais. Sabemos que jogar fora na casa do adversário sempre é difícil, mas lutamos até o fim. Fizemos o nosso melhor. Levamos esse jogo aqui de aprendizado — declarou Luiz Henrique, um dos melhores em campo.
No ano passado, o Botafogo terminou o primeiro turno na liderança e com uma margem muito maior de frente. Neste ano, a equipe é perseguida de perto por Flamengo e Palmeiras. Ao mesmo tempo, as primeiras 19 rodadas deixam uma ótima impressão.
Sob a batuta de Artur Jorge, a equipe recuperou a competitividade, e se mostra madura para pontuar mesmo em situação adversa. Não à toa, tem uma das melhores campanhas como visitante. O elenco evoluiu e vem recebendo peças qualificadas — ontem, o volante Allan fez sua estreia. No fim de semana, começa a segunda parte do campeonato, diante do Cruzeiro, em casa.