Fale Conosco

Notícias

Portal Governo do Amapá – Governo do Amapá apoia seleção amapaense de bocha paralímpica em competição regional

Governo do Amapá apoia seleção amapaense de bocha paralímpica em competição regional

Campeonato da região Norte de Bocha acontece entre os dias 20 e 23 de junho, em Rondônia.

Acreditando no esporte como ferramenta de transformação e inclusão social, nesta quinta-feira, 13, o Governo do Amapá garantiu passagens para a seleção amapaense paralímpica no Campeonato Regional Norte de Bocha, em Rondônia, que acontece entre os dias 20 e 23 de junho. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão, que consiste em apoiar paratletas em disputas fora do Estado.

Três atletas irão disputar a competição, estando acompanhados de seus ajudantes e treinadores, que vão formar a comissão técnica da equipe. O primeiro lugar vale a classificação para participar do Campeonato Brasileiro de Bocha. Todos os treinos foram coordenados pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).

O paratleta Isaac Vilhena de Deus, de 23 anos, nasceu com malformação congênita nos braços e pernas, uma anomalia estrutural ou funcional que ocorre durante a gestação. O jovem destacou que pratica a modalidade desde 2014, mas ficou afastado por um tempo e decidiu retornar em 2023.

“Estou com muita expectativa de viajar, ficar em primeiro lugar e garantir uma vaga no ‘Brasileirão’, agradeço a todos que acreditaram no meu potencial. Um sonho é ir atrás de mais oportunidades, me tornar um dos melhores e competir no exterior para representar o Brasil, porque essa grande possibilidade é real”, destacou  Vilhena.A mãe da Fernanda Alves, Elizama Alves, irá viajar com a delegação acompanhando sua filha, que tem paralisia cerebral. Ela conta que após Fernanda ingressar no esporte, sentiu a jovem desenvolver ainda mais suas habilidades físicas e mentais.

“O sentimento de felicidade é inexplicável. Eu, como mãe, me sinto muito feliz, pois é um incentivo que melhora a qualidade de vida dela, e eu vi a mudança depois que ela começou a fazer esses treinos, tanto na parte psicológica como física”, relata Elizama, emocionada.Técnica do time e responsável pelos treinamentos da delegação, Ana Cristina trabalha com bocha desde 2000 e oportunizou a realização da modalidade no estado.  

“É importante que pessoas que possuem dificuldades de movimentação pratiquem algum esporte, pois é muito bom para o desenvolvimento motor e mental. Todos aqui sempre estão cedo, não faltam e são comprometidos. Eu gosto muito de trabalhar com cada um dos nossos alunos, e são histórias assim que nos ensinam a valorizar nossa vida”, destacou a treinadora. Bocha Paralímpica

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, pés, e instrumentos de auxílio chamados de “calhas”.

Classes

Na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha para dar mais propulsão à bola. O calheiro posiciona a canaleta à sua frente para que ele empurre a bola pelo instrumento com a cabeça. As categorias são:

  • BC1 –  Ajudantes podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido;
  • BC2 – Não podem receber assistência;
  • BC3 – Deficientes severos, que usam instrumento auxiliar e podem ser ajudados por outra pessoa;
  • BC4 – Possuem deficiências severas, mas não recebem assistência.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *