Fale Conosco

Notícias

Prefeitura de Curitiba requalifica estrutura cicloviária do bairro Rebouças



imagem galeria



A estrutura cicloviária das ruas Conselheiro Laurindo e Aluízio Finzetto, no bairro Rebouças, está sendo requalificada pela Prefeitura de Curitiba.

A intervenção está acontecendo a partir da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em uma extensão aproximada de 3.500 metros, com a recuperação da base e a capa asfáltica, nas áreas que apresentam desgaste e irregularidades do piso.

O trabalho está sendo realizado por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana, da Secretaria do Governo Municipal (SGM), e a previsão é de que seja concluído em 120 dias, se as condições do tempo permitirem.

“A requalificação inclui também a execução de novos segmentos de ciclovia, distantes das árvores existentes, que em função das raízes, prejudicaram a pista, devido ao excesso de ondulações. Com esta medida estão sendo preservadas as árvores, proporcionando a segurança aos ciclistas em seu deslocamento”, explicou o superintendente de Manutenção Urbana, João Vidal Filho.


Correções geométricas

Outro ponto importante é de que nos principais cruzamentos serão realizadas correções geométricas, exclusivamente nas áreas de passeio, com a finalidade de garantir a segurança aos pedestres e ciclistas que compartilharão a área de maneira harmoniosa. O trabalho inclui a recuperação das rampas de acessibilidade e os rebaixamentos para os ciclistas, além de sinalização para a travessia segura. 

“A requalificação dessa estrutura cicloviária, que liga o bairro Rebouças à Linha Verde e ao Parque Náutico, no Boqueirão, permitirá que os ciclistas possam se deslocar em segurança para o seu trabalho e lazer”, justificou o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.


Mais de 300 km de ciclorrotas 

Desde 2017, a capital paranaense recebeu 91,9 km de malha cicloviária, chegando à atual marca de 300,4 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.

A manutenção e ampliação da malha cicloviária da capital oferece mais alternativas de mobilidade sustentável. A intervenção faz parte também do Programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e que prevê a requalificação de calçadas na cidade para reafirmar a prioridade dada ao pedestre, com a promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Além de contemplar os ciclistas, o projeto também beneficia toda a população, com a requalificação da estrutura urbana, envolvendo a acessibilidade com melhoria das calçadas, arborização, implantação de iluminação pública direcionada e adequação da microdrenagem.

Futebol de areia

Além da recuperação da ciclovia, a região também será contemplada com uma cancha de futebol de areia que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está instalando nas proximidades do Teatro do Paiol. O local terá traves, alambrado e piso nivelado coberto de areia própria para a prática de esportes. A previsão é de que a cancha seja concluída até o final de julho.

Viaduto do Colorado

Na mesma região, as equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da SGM concluíram os trabalhos de recuperação de trechos do pavimento do Viaduto Colorado. 

Os serviços de fresa e recape descontínuos, com a aplicação de asfalto borracha, foram feitos numa área de 1.520 metros quadrados, na saída do viaduto, trecho entre o final da barreira de concreto do viaduto até a Rua Brasílio Itiberê. 

A intervenção inclui também melhorias na Rua Basilio Itiberê, ao longo de 490 metros entre as ruas Embaixador Hipólito de Araújo e Rio Belém. 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *