Fale Conosco

Notícias

Previsão de pautas: segunda-feira, 15 de janeiro

RUA 24 HORAS – As obras de revitalização da travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, popularmente conhecida como Rua 24 Horas, começam nesta segunda-feira, 15, e fazem parte do Centro+, programa de requalificação do Centro Histórico. 

REDENÇÃO –  A partir de segunda-feira, 15, os três playgrounds do Parque Farroupilha, a Redenção, serão revitalizados. O primeiro que receberá os novos brinquedos será o espaço próximo à avenida José Bonifácio. A previsão é que os três playgrounds fiquem prontos em 45 dias, se as condições climáticas forem favoráveis. O investimento da prefeitura será de R$ 100 mil.

RETIRADA DE FIOS – Nesta segunda-feira, 15, a partir das 8h30, equipes da prefeitura iniciam os trabalhos de retiradas de fios na avenida João Pessoa. O serviço começou em Porto Alegre na sexta-feira, 12, pela rua Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa.

SINE – O Sine Municipal oferece 2.435 novas vagas de emprego nesta semana, de segunda-feira, 15, a sexta-feira, 19. Os destaques são 357 vagas para educador social, 150 para eletricista de rede, 131 para carpinteiro e 119 para operador de caixa. Para Pessoa Com Deficiência(PCD), são 106 novas oportunidades. Interessados devem retirar a carta de encaminhamento na unidade da avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

VACINAÇÃO 1 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses. A vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde.

VACINAÇÃO 2 – Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários – pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

CADASTRO ÚNICO – A equipe de atendimento do sistema de Cadastro Único realiza ação para atualizar dados das famílias da Zona Sul nesta segunda-feira, 15, das 9h às 16h30, no Centro Social Antonio Gianelli (rua África do Sul, 7), no bairro Belém Velho. Os dados familiares e pessoais devem ser atualizados de dois em dois anos e sempre que houver informações novas como endereço, número de pessoas e/ou renda familiar. 

UNIDADE MÓVEL – A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará nos bairros Lomba do Pinheiro, Vila João Pessoa, Humaitá e Anchieta durante a semana. Nesta segunda-feira, 15, o ônibus estaciona em frente à Madeireira da Vera, na Lomba do Pinheiro, das 9h às 16h. 

EDUCAÇÃO INFANTIL – A Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibiliza agendamento on-line para procura por vagas na Educação Infantil da rede municipal. Pais e responsáveis de alunos que não cadastraram solicitação ou não obtiveram confirmação de vagas devem marcar a consulta presencial por meio deste link. Após a confirmação do dia e horário, o atendimento ocorre na Central de Vagas, no térreo do prédio sede da Smed (rua João Manoel, 90, Centro Histórico). 

PATRULHA AGRÍCOLA – O prazo para a solicitação de serviços da Patrulha Agrícola vai até esta segunda-feira, 15. Os formulários e requisitos para inscrições podem ser acessados no site da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). Os serviços da Patrulha Agrícola consistem em atendimento de máquinas e equipamentos para os agricultores de Porto Alegre, além do fornecimento de kits de irrigação e de insumos para adubação. 

ISENÇÃO NO TRANSPORTE – Pessoas com deficiência (PCD), vivendo com HIV/AIDS, crianças e adolescentes que participam de projetos governamentais e estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante, graduação e preparatório precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para ter direito à isenção no transporte coletivo. O prazo para regularizar a inscrição foi estendido até 2 de janeiro de 2025 (veja aqui as datas). O registro deve ser solicitado nos 11 postos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – acesse aqui os locais. O agendamento pode ser feito pelo 156WEB para atendimento.

RAINHA DAS PISCINAS – O concurso Rainha e Princesa das Piscinas Públicas de Porto Alegre alterou as datas da disputa interna nas unidades. As inscrições foram ampliadas até o dia 21 de janeiro e podem ser realizadas por meio deste formulário

IPTU 2024 – Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras. Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço. O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março. Saiba mais.

FESTIVAL DE MÚSICA – A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, publicou edital para a realização do 15º Festival de Música de Porto Alegre. As inscrições estarão abertas até 23 de janeiro. Acesse aqui o documento

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – O programa Capacita+ POA, da Prefeitura de Porto Alegre, oferece 2.726 vagas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional para moradores da Capital. O público-alvo são pessoas que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Acesse aqui os cursos disponíveis. Os pedidos de inscrições podem ser feitos on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá, ou nas escolas do Senac/RS da Capital, instituição contratada pelo Executivo para ser a responsável por ministrar as aulas. Além da capacitação, os alunos receberão vale-transporte e coffee break. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro.

  

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *