Notícias
Rei Charles III é diagnosticado com câncer, diz Palácio de Buckingham
Nove meses após a sua coroação, o rei Charles III foi diagnosticado com câncer, informou nesta segunda-feira o Palácio de Buckingham. No comunicado, o palácio afirma que uma “questão distinta de preocupação foi observada” após a recente cirurgia na próstata, e que “uma forma de câncer” foi revelada, mas sem especificar qual e sem dar detalhes sobre o estágio da condição.
- Relembre: Príncipe Harry, que vai visitar rei Charles após diagnóstico de câncer, rompeu com família real em 2020
- Rei Charles III: Avô de monarca também enfrentou diagnóstico de câncer
Segundo o comunicado, o monarca já deu início a um cronograma de tratamento contra a doença, e, por isso, adiou compromissos reais em eventos públicos. Continuará, no entanto, com “os negócios do Estado e documentação oficial”.
“O rei agradece à sua equipe médica pela rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar. Ele permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”, afirma a nota.
- OMS: Casos de câncer vão crescer 77% até 2050
Nascido em novembro, Charles III celebra primeiro aniversário como rei
Cerimônia, transmitida pela televisão, atrai multidão ao redor do Palácio de Buckingham
No fim de janeiro, Charles, de 75 anos, deu entrada em um hospital de luxo de Londres, no Reino Unido, para fazer uma cirurgia por um quadro benigno de próstata aumentada — comum entre homens a partir dos 60 anos. A necessidade do procedimento e o decorrente adiamento de compromissos do monarca foram revelados pela Corte britânica.
Apesar disso uma fonte próxima à Buckingham, citada pela agência Reuters, afirmou que não se trata de câncer de próstata, como se especulava quando a notícia foi divulgada.
- Concierge, cofre e histórico com JFK: Conheça o hospital de luxo onde Kate e rei Charles estão internados em Londres
Antes de ser internado, Charles visitou a nora Kate Middleton na mesma unidade, onde a princesa de Gales passou por uma cirurgia no abdômen — a razão para o procedimento não foi divulgada, embora Buckingham tenha negado que seja câncer. Os dois receberam tratamento na London Clinic, o maior hospital de Londres, que já atendeu no passado a atriz Elizabeth Taylor e o ex-presidente americano John F. Kennedy, por exemplo.