Retrô e Náutico se enfrentaram neste domingo (18), pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Com o placar final de 1 a 0 na Arena de Pernambuco, a Fênix de Camaragibe obteve uma vitória importante diante do Timbu na competição, ultrapassando o adversário na tabela de classificação (em 2º e 3º lugar, respectivamente). O único gol da partida foi marcado por Giva, na etapa complementar. Com a vitória, a equipe azulina ficou muito perto de garantir vaga direta na semifinal do Pernambucano e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.
No mesmo dia e horário, o Náutico enfrenta o Sport, no Clássico dos Clássicos, nos Aflitos. O Timbu, por sua vez, caiu para terceira colocação e terá que superar a Fênix, em saldo de gols na última rodada (9×7). Vale lembrar que antes, o Timbu visita o Vitória, nesta quarta (21), às 19h, no Barradão, pela Copa do Nordeste.
O Jogo
O Náutico não quis saber de esperar e já foi para cima do Retrô nos primeiros minutos de jogo. Aos seis, em cobrança de escanteio, Rafael Vaz deu casquinha na primeira trave, a bola sobrou para Marcos Júnior que chutou livre e quase abriu o marcador na partida. Com um início empolgante, aos nove minutos, em boa trama Paulo Sérgio recebeu de Marcos Junior e finalizou para defesa tranquila de Paulo Ricardo.
A Fênix de Camaragibe, aos poucos, foi se soltando em campo. E teve duas oportunidades, a primeira com Radsley que finalizou para fora. A segunda foi com Giva, que foi bloqueada pela defesa alvirrubra. Apesar de um curto momento de instabilidade, o Timbu seguiu controlando as principais ações da partida. A melhor oportunidade, caiu no pés do zagueiro Rafael Vaz, após um bate e rebate, a bola sobrou para o defensor, que “furou” a bola. Na sequência, Kauan finalizou forte, mas a defesa azulina conseguiu salvar em cima da linha. Apesar das melhores chances na primeira etapa, o Timbu não soube transformar em bola na rede.
No segundo tempo, o técnico Roberto Fernandes apostou em duas modificações na Fênix: saíram Moisés Ribeiro e Israel, entraram Rômulo e Gustavinho. Aos sete, em erro na saída de bola alvirrubra, Radsley dá bela assistência para Giva, que recebe dentro da área e bate sem chance de defesa para Vagner, abrindo o marcador na Arena de Pernambuco.
Após abertura do placar, o Náutico se lançou ao campo de ataque, mas esbarrou nos inúmeros erros de passe. O Timbu demonstrou sinais claros de ter sentido o tento sofrido na partida. Apesar de uma maior posse de bola, o Alvirrubro seguiu atacando de forma desordenada, sem criar grandes oportunidades.Sem esbanjar poder de reação, o Náutico saiu derrotado da Arena de Pernambuco. Por outro lado, o Retrô ficou próximo de garantir a vaga na semifinal do Pernambucano e na Série D 2025.
RETRÔ 1
Paulo Ricardo; Jean Raphael (Michel), Dankler, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Alencar, Moisés Ribeiro (Rômulo) e Radsley (Leonan); Luisinho, Israel (Gustavinho) e Giva (Mascote). Técnico: Roberto Fernandes.
NÁUTICO 0
Vagner; Arnaldo, Guilherme Matos, Rafael Vaz e Luiz Paulo (Diego Matos); Marco Antônio, Marcos Júnior (Fernandinho) e Patrick Allan (Thalissinho); Kauan, Júlio César (Evandro) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.
Estádio: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Assistentes: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior e Tulio de Farias Ribeiro Caldas (Ambos da PE)
Cartões amarelos: Moisés Ribeiro, Edson Lucas (R); Júlio César, Robson Reis, Marco Antônio (N)
Gol: Giva, aos 07/2T (R)
Público: 3.096
Renda: R$ 60.840,00