Notícias
Reunião solene comemora o Dia do Meio Ambiente — Câmara Municipal do Recife
A solenidade foi presidida pela vereadora Elaine Cristina (PSOL) e a mesa foi composta pela autora da iniciativa; o procurador-geral do Recife, Pedro Ponte; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente de MPPE, Belize Câmara; a procuradora-geral adjunta da Prefeitura do Recife, Andrea Galiza; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), Antônio Angelim; o gestor de Inovação do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, José Bertotti; o presidente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, Mário Luiz Faria Cavalcanti.
A vereadora iniciou o seu discurso lembrando que semanas atrás, o Brasil foi surpreendido pela tragédia do Rio Grande do Sul, quando as águas do Rio Guaíba avançaram sobre várias cidades. Ela também citou outra tragédia ambiental, que houve há dois anos no Recife, por causa das chuvas e inundações. “Como evitar essas tragédias? Como combater o capitalismo que não abre espaço para a sustentabilidade? Hoje, no Dia do Meio Ambiente, nós nos reunirmos para nos irmanarmos nessa luta que é urgente. Precisamos deixar para o futuro um mundo melhor. Este é um desafio imenso para toda a humanidade: pensar num mundo saudável exige repensar as nossas praticas diárias. Mas é preciso pensar politicamente o nosso entorno. Urge a necessidade de fecharmos as porteiras dos descasos daqueles que burlam as regras ambientais”, disse.
Cida Pedrosa também destacou que o litoral pernambucano está em disputa, no momento em que o Congresso Nacional debate o projeto de privatização das praias. “Se não nos unirmos, o Portal de Maracaípe, por exemplo, se acabará e parte do nosso litoral será privatizado”. No discurso, ela rememorou ações e iniciativas que adotou enquanto Secretária de Meio Ambiente do Recife, cargo que exerceu antes de ser vereadora do Recife. Destacou ações como a criação da Cooperativa Palha de Arroz e a restauração do Jardim Botânico da cidade. “Depois, como vereadora do Recife, protagonizei a criação da Frente Parlamentar do Recife Pelo Clima. Ao longo de nosso mandato realizamos audiência pública sobre o fato de o Recife ser uma das cidades mais vulneráveis às mudanças climáticas”.
A parlamentar relatou, ainda, que na condição de vereadora apresentou projetos de lei com propostas de ações de prevenção e mitigação para reduzir riscos de problemas ambientais. “Temos a proposta de criação do Dia de São Francisco de Assis e está na pauta para votação na próxima semana a proposta de transformar as feiras agroecológicas em Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Além disso, elaboramos vários requerimentos que cobram o acesso de populações à agua potável, ao saneamento básico, entre outras”, disse. A vereadora comentou, no final, que o desrespeito para com o meio ambiente pode fazer com que “o mundo tal qual conhecemos hoje, desapareça”. Entretanto, ela reforçou a esperança de um futuro melhor e afirmou que “um outro caminho e possível e precisamos trilhá-lo”.
Depois do discurso, a vereadora Cida Pedrosa fez a entrega de um certificado aos homenageados, cuja lista completa está publicada abaixo. As representantes da Articulação Indígena de Mulheres em Contexto Urbano de Pernambuco, Adriana Xukuru, Brasília Potiguar e Carmen Fulni-ô, realizaram apresentação cultural. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente de MPPE, Belize Câmara, foi convidada para ocupar a tribuna e a fazer suas colocações.
“Os que lutam e se engajam pelo meio ambiente eu costumo chamar de pequenos grandes heróis. Vivemos numa espécie de esquizofrenia ambiental, como disse Herbert, da Aldeia Beberibe. Todo mundo fala e reconhece a importância, mas há um descompasso entre discurso e ação em prol do meio ambiente. Haja vista os políticos do Congresso Nacional, que estão em estado de retrocesso, desmontando as legislações ambientais com vários projetos de lei. Estamos inseridos em um contexto que precisamos nos unir para lutar contra esses retrocessos. Como ativista é nosso papel alertar que estamos em colapso climático e é preciso fazer a diferença”, disse. Ela manifestou repúdio à PEC que prevê a privatização das praias e disse que é preciso ficar atento à flexibilização da legislação ambiental que está em curso no Congresso Nacional.
Outra pessoa que discursou foi a procuradora-geral adjunta da Prefeitura do Recife, Andrea Galiza. “Esse evento de hoje é importante. Eu recebi com alegria a homenagem e o reconhecimento”, afirmou, acrescentando o princípio de que “nós somos obra e somos construtores do meio ambiente”. Depois, o gestor de Inovação Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, José Bertotti afirmou que “é preciso que façamos mais eventos como este”, falando em relação à reunião solene, para tornar cotidiana a consciência do desenvolvimento sustentável. Ao final, a vereadora Elaine Cristina fez considerações sobre a reunião solene e convidou a todos para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Profissionais Homenageados
- Adélia Oliveira
- Adriana Kayany
- Alexsandra Maria da Silva
- Ana Rita Sá Carneiro
- Andrea Caribé Fialho Cantarelli
- Andréa Karla Amaral Galiza
- Andrea Olinto
- Bárbara Virginia Pereira Cavalcanti
- Bertrand Sampaio de Alencar
- Christiane Roberta Santos
- Clovis Cavalcanti
- Coronel Cassio Sinomar Queiroz de Santana
- Edilson Silva
- Eduardo Elvino
- Elba Borges
- Eugenia Giovanna Simões Inácio Cavalcanti
- Eurico Freire
- Eutália Oliveira
- Fernanda Justino
- George de Souza
- Helvio Políto
- Hernande Pereira
- Hugo Mariz
- Inamara Melo
- Lucia Veras
- Marcelo Carneiro Leão
- Maria Eduarda Larrazabal
- Maria Gabrielly Dantas & Edna Dantas
- Maurício Guerra
- Moacyr Araujo
- Nielsen Christianni Gomes da Silva
- Pastor Josias Vieira
- Patricia Fradique
- Pedro Teixeira
- Romero Pereira
- Romulo Menezes
- Sávia Gavazza
- Sávio França
- Suzana Maria Gico Lima Montenegro
- Virginia Leal
- Yuri Marinho
Entidades Homenageadas
- Acorde a Floresta
- Agência Pernambucana de águas e clima – APAC
- Articulação Indígena de Mulheres em Contexto Urbano de PE
- Associação Águas do Nordeste – ANE
- Associação de Engenheiros Florestais
- Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan)
- Brigada Ambiental
- Capibaribe Festival
- Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco
- Centro Nordestino de Medicina Popular
- Conselho Regional de Biologia 5ª Região
- Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco
- Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPE
- Convento de São Francisco e Santo Antônio
- Cooperativa Encontro das Águas
- Eco Mangue PE
- ECOS – Associação Ecológica de Cooperação Social
- Fé no Clima
- Fórum do Rio Tejipió
- Fundação Estadual de Bem Estar Animal (Febema)
- Manifesto Ambiental
- Movimento da Mata Uchoa
- Palha de Arroz
- Pastoral Ambiental
- Pastoral do Povo de Rua
- Reeecicle
- Sala Verde Chico Science (IFPE)
- Secretaria Executiva de Agricultura Urbana do Recife
29. Servidores da Secretaria de Agricultura Urbana do Recife
30. Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta)
31. Servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Recife
32. Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape)
33 . VerdiEra Sustentabilidade
Em 05.06.2024.