Notícias
tudo sobre a final da Champions League 2023/24
Chegou o grande dia! Borussia Dortmund e Real Madrid decidem, neste sábado (01) o título da UEFA Champions League 2023/24. A finalíssima será no mítico estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, que vai definir quem vai entrar para a história da maior competição de clubes do mundo.
CLIQUE AQUI E ASSINE A MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!
Para você não perder nada, a TNT Sports Brasil preparou um guia completo com tudo sobre o duelo entre alemães e espanhóis. O confronto é recheado de curiosidades, histórias, personagens importantes e, claro, muita informação. Confira!
Leia também
Onde assistir à decisão da Champions?
Mais uma vez, você terá três opções para acompanhar a grande final. O duelo estará ao vivo na TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo), com o pré-jogo começando às 13h30 (horário de Brasília), e na Max (clique aqui para assinar), único local onde estão todos os jogos da Champions League. Já para os amantes das telonas, você também poderá ver o jogo nos cinemas.
Qual é o palco da final?
A decisão da Champions volta ao maior palco do futebol inglês após 11 anos: Wembley. Esta será a oitava vez que a competição será definida no estádio britânico (clique e veja a história).
Curiosamente, o Borussia Dortmund também estava presente na final daquela temporada, em Wembley, quando perdeu para o rival Bayern o título em 2012/13 (clique aqui e relembre como era o mundo nessa época).
Real fez campanha perfeita
O Real Madrid chegou à final da Champions da melhor forma possível. Após terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento e desbancar RB Leipzig, Manchester City e Bayern de Munique, o clube espanhol se classificou para a decisão contra o Borussia (relembre a trajetória merengue).
Borussia eliminou gigantes
O Borussia Dortmund precisou percorrer um longo caminho para chegar a grande decisão da UEFA Champions League. O clube alemão não era apontado como um dos que iria longe na competição, mas desbancou adversários favoritos para chegar até Wembley (veja a campanha alemã).
Quem apita o jogo?
Slavko Vincic, da Eslovênia, será o juiz responsável por comandar a decisão, sendo auxiliado por Tomaž Klancnik e Andraž Kovacic, também eslovenos (clique aqui e leia a matéria completa sobre a arbitragem).
Histórico de confrontos
Na história, Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentaram 14 vezes. Ao todo, foram seis vitórias dos merengues e três triunfos dos aurinegros, com cinco empates. O duelo é recheado de curiosidades, como a queda de uma trave (clique aqui e veja todas).
Um dos duelos históricos dos dois times terminou com vitória do Borussia Dortmund. Na semifinal de 2012/13, a equipe de Klopp, Götze, Reus e Hummels viu Lewandowski, outra estrela aurinegra à época, marcar quatro gols no jogo de ida do mata-mata (confira a história do confronto aqui).
Borussia Dortmund quer o bicampeonato
Enquanto o Real Madrid tenta a 15ª Orelhuda, sendo o maior campeão da história da competição, o Borussia Dortmund tenta vencer o troféu pela segunda vez. Em 1996/97, o clube alemão derrotou a Juventus e assegurou a conquista inédita (relembre a partida).
Brasileiros na final
O Brasil também estará representado na final com Vini Jr., Rodrygo e Militão. Pela segunda vez na carreira, os três jogadores representam o páis na decisão da Champions League e com objetivo claro: vencer mais uma Orelhuda (clique aqui e relembre a última decisão do trio).
Reus e Hummels reencontram Wembley e Bellingham
Únicos remanescentes do time vice-campeão de 2012/13, Marco Reus e Mats Hummels voltam ao palco traumático de Wembley para tentarem exorcizar o fantama da decisão contra o rival Bayern. Além da chance de erguer a segunda Champions da história do clube, o atacante vai se despedir do time de seu coração (clique e veja a trajetória de Marco Reus).
Outro reencontro será entre Jude Bellingham e o Borussia Dortmund. O meia-atacante deixou o clube alemão nesta temporada para defender o Real Madrid e será a primeira vez que vai enfrentar o ex-time (relembre aqui a passagem de Bellingham pelos aurinegros).
Vini Jr. em busca da consagração
Nascido em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Vinicius entrou de vez na briga pelo posto de melhor do mundo. Agora dono da camisa 7 do Real Madrid, Vini Jr. busca o segundo título da Champions League na carreira.
Aos 23 anos, o craque brasileiro passou de jogador importante da equipe de Ancelotti para grande protagonista dos Reis da Europa (clique aqui e relembre a trajetória de Vini Jr. na carreira).
Duelo de técnicos: Davi x Golias
A final da Champions League desta temporada também colocará frente a frente dois treinadores com histórias e currículos distintos. Para erguer a Orelhuda e entrar para a história do Borussia Dortmund, Edin Terzic terá que bater nada mais nada menos que Carlo Ancelotti. Um duelo de Davi contra Golias (conheça a história do jovem treinador do Dortmund).
Por outro lado, a competição reservou ao longo da história grandes momentos para Carlo Ancelotti. O treinador italiano é o maior campeão e o técnico que mais vezes disputou o título da Orelhuda (veja os números de Ancelotti na Champions).