Fale Conosco

Notícias

veja classificação pelas chances do seu time ser campeão ou rebaixado

  • Ranking das revelações: Brasileirão tem zagueiro do Athletico como jovem mais promissor até aqui
  • Ranking dos treinadores: Tite e Abel seguem na ponta, mas ganham concorrência de Diniz, Milito e Cuca

A versão 2024 da calculadora, aliada dos fãs do futebol nas últimas três edições do campeonato, ganhou visual novo e navegação mais fácil. Com um clique, é possível acessar a tabela completa do Brasileirão, com todas as partidas (data, horário e local) até a 38ª rodada – e compará-la com as tabelas dos dois anos anteriores. O torcedor pode ainda checar as chances que seu clube tem de vencer, empatar ou perder o próximo jogo.

  • Confira aqui a Bola de Cristal do Brasileirão 2024

Os dados usados como base da ferramenta do GLOBO são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que há quase duas décadas trabalha com probabilidades no futebol. O professor Gilcione Nonato Costa explica como esses números são calculados:

— O método consiste em estimar os perfis de cada time, como mandante e visitante, a partir dos jogos realizados. Esses perfis são projetados nas rodadas futuras, por meio de milhões simulações. Ou seja, as simulações são induzidas pelo que cada time apresentou até aquele momento. Depois, contamos quantas vezes um time foi campeão, classificado para Libertadores / Sul-Americana ou rebaixado e dividimos pelo número total de simulações. Isso nos fornece a probabilidade de cada situação.

O GLOBO lança a versão 2024 da ferramenta Bola de Cristal do Brasileirão — Foto: Editoria de Arte
O GLOBO lança a versão 2024 da ferramenta Bola de Cristal do Brasileirão — Foto: Editoria de Arte

Gilcione ressalta, porém, que não devemos confundir probabilidade com previsão, ou seja, ela não determina que algo que vai acontecer com certeza.

— Quando afirmamos que a probabilidade de um time ser campeão é de 90% ou mais, como o caso do Botafogo em 2023, não estamos dizemos que ele já seria o campeão. Na verdade, o que fazemos é um diagnóstico da situação, uma vez que as probabilidades projetam o que pode acontecer considerando os jogos realizados – explica o matemático: – No caso do Botafogo em 2023, o diagnóstico era que, se o Botafogo fizesse o mínimo de desempenho no segundo turno, seria o campeão com várias rodadas de antecedência. Mas, pelo contrário, teve rendimento de rebaixado no returno, e o Palmeiras foi o campeão. Probabilidade não é o prognóstico, e sim o diagnóstico da situação.

O GLOBO lança a versão 2024 da ferramenta Bola de Cristal do Brasileirão — Foto: Editoria de Arte
O GLOBO lança a versão 2024 da ferramenta Bola de Cristal do Brasileirão — Foto: Editoria de Arte

Com jogos adiados, veja a tabela pela probabilidade de título e rebaixamento

Os números ao fim da oitava rodada do Brasileirão refletem a boa fase dos times nos G4. Flamengo, Bahia, Botafogo e Athletico-PR são os únicos que aparecem com mais de 10% de chances de título. Curiosamente, no entanto, a classificação muda. O Bahia, em segundo na tabela, aparece com mais chances que o Flamengo. E o Botafogo, em terceiro, fecha o G4 nas probabilidades. Na outra ponta da tabela, são seis os times que têm menos de 1% de conquistar a taça.

  • VEJA NA BOLA DE CRISTAL OS NÚMEROS COMPLETOS

Com muitos jogos adiados, sete dos 20 times do campeonato não têm oito partidas completadas nas oito primeiras rodadas. A Bola de Cristal ajuda também a entender o momento de cada equipe com a tabela irregular. E a luta contra o rebaixamento é um exemplo claro. O Criciúma, por exemplo, é 17º na tabela, dentro do Z4, mas tem dois jogos a menos. Assim, nas chances de rebaixamento, é a apenas o sétimo time com mais probabilidade de cair: 28,9%. Na frente na tabela, mas com mais chances de jogar a Série B em 2025 estão os gigantes Corinthians (41,5%), Fluminense (40,7%) e Vasco da Gama (40,2%).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *