Connect with us

Notícias

Vídeo vazado revela atleta britânica de hipismo chicoteando cavalo durante aula em seu estábulo particular; imagens fortes

A Federação Equestre Internacional (FEI) suspendeu provisoriamente por seis meses a multimedalhista do adestramento Charlotte Dujardin, que se retirou da disputa nos Jogos Olímpicos de Paris depois de ter um vídeo vazado com má conduta em um treinamento. Nas imagens, Dujardin aparece batendo no cavalo com um chicote longo dezenas de vezes em um minuto durante uma aula com uma aluna de 19 anos em seu estábulo particular.

  • Repercussão: Atleta de hipismo flagrada chicoteando cavalo é demitida do cargo de embaixadora de instituição de proteção animal
  • Conheça: Paraplégico há 11 anos, paratenista usa exoesqueleto para carregar tocha olímpica na França

O surgimento do vídeo, revelado pelo programa Good Morning Britain, enterrou as chances de Dujardin competir em Paris 2024. Em comunicado, além da suspensão provisória da atleta britânica, a federação confirma o conteúdo do vídeo: Dujardin maltratou um animal e teve o caso revelado por uma fonte anônima, que contratou um advogado para enviar o vídeo à federação internacional.

Ela usa o chicote dezenas de vezes — Foto: Reprodução/GM Britain
Ela usa o chicote dezenas de vezes — Foto: Reprodução/GM Britain

– Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido – declarou Ingmar De Vos, presidente da FEI.

  • Olimpíadas 2024: onde assistir aos Jogos de Paris ao vivo; veja programação e calendário
  • Paris: veja quem são os rostos conhecidos do futebol nesta edição dos Jogos Olímpicos

Dujardin já havia emitido um pedido de desculpas e afirmado que isso era “completamente fora do personagem” e um “erro de julgamento”. Ela não havia viajado para a França antes de se retirar três dias antes da Cerimônia de Abertura no Sena.

Atleta acusada de maus-tratos — Foto: Reprodução/GM Britain
Atleta acusada de maus-tratos — Foto: Reprodução/GM Britain

Em nota publicada em seu Instagram, ela explica que a decisão de deixar as Olímpiadas se deu após uma denúncia de maus-tratos chegar a Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI). “Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de treinamento. […] O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas.”

Veja o comunicado da Federação Internacional:

A FEI (Federação Internacional de Esportes Equestres) anuncia oficialmente a suspensão provisória da atleta britânica do adestramento Charlotte Dujardin, com efeito imediato a partir da data da notificação, 23 de julho de 2024.

A decisão a torna inelegível para participar dos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou qualquer outro efeito sob jurisdição da FEI.

Neste período de suspensão, ela é proibida de participar de qualquer atividade relacionada a competições ou eventos sob jurisdição da FEI ou qualquer competição ou evento sob jurisdição de uma Federação Nacional.

Isso inclui qualquer atividade relacionada à FEI e às Federações Nacionais. Além disso, a Federação Britânica Equestre espelhou a suspensão provisária, o que também torna a Sra. Dujardin inelegível para competir em qualquer evento nacional durante o período.

Em 22 de julho de 2024, a FEI recebei um vídeo que retrata a Sra. Dujardin tendo uma conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos. O vídeo foi enviado à FEI por um advogado que representa um cliente não revelado.

Segundo a informação recebida, a filmagem teria sido feita há alguns anos durante uma sessão de treinamentos conduzida pela Sra. Dujardin em um estábulo privado.

Ao receber o vídeo, a FEI prontamente iniciou a investigação. Como parte desta investigação, a Sra. Dujardin, a Federação Britânica Equestre e a Federação Britânica de Adestramento foram informadas das alegações. Consequentemente, a Sra. Dujardin confirmou que ela é a pessoa retratada no vídeo e que teve uma conduta inapropriada.

Em 23 de julho de 2024, Charlotte Dujardin pediu para ser suspensa provisoriamente enquanto aguarda as investigações e voluntariamente abdicou de disputar os Jogos Olímpicos de Paris. Ela também confirmou que não irá participar de qualquer competição durante a investigação da FEI.

A FEI condena qualquer conduta contrária ao bem-estar de cavalos e possui regras robustas para lidar com este tipo de comportamento. Permanece inabalável nosso compromisso de garantir os mais altos padrões de bem-estar e espírito esportivo para os cavalos.

A FEI reconhece a cooperação de Charlotte Dujardin, da Federação Britânica de Equestre e da Federação de Adestramento com a investigação em curso e pretende resolver o processo o mais rápido possível.

Para manter a integridade da investigação, a FEI se reserva de fazer mais comentários sobre o assunto enquanto o processo é concluído.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *